População reclama de transferência entre Centros de Saúde

A comunidade da Zona Norte reclama dos constantes remanejamentos de usuários dos Centros de Saúde entre os Centros de Saúde. Com as inaugurações das novas unidades de saúde construídas a partir das Parcerias Pública Privadas (PPP), houve uma definição da Prefeitura para redistribuir as atuais equipes de Saúde da Família entre as novas unidades. Assim aconteceu com as unidades dos Centros de Saúde MG20, Tupi, Guarani e por último o do Campo Alegre.

A situação do CS Campo Alegre será discutida em Audiência Pública da Comissão de Saúde e Saneamento na próxima quarta-feira (16/11), 13h00, no plenário de Helvécio Arantes. A nova sede do Centro de Saúde Campo Alegre está prevista a inauguração ainda para este ano com a proposta é ampliar a capacidade de atendimento. Conforme o requerimento do Vereador Dr. Célio Froís (PSC) para Audiência Pública com objetivo de ter esclarecimento da SMSA. Mesmo assim, os usuários dos aparelhos atuais serão remanejamento para outros centros, como o C. S. São Tomás, que fica a 4 km do local de origem. A audiência é aberta ao público.

A transferência de um grupo de usuários do posto de saúde Campo Alegre para o CS São Tomás gerou insatisfação na comunidade diante da justificativa da explicação apresentada em reunião do diretor do Distrito Sanitário Norte, Moisés Gonçalves de Oliveira. A explicação do diretor nas reuniões com usuários que é preciso “haver um equilíbrio no número de usuários nas novas unidades de saúde” conforme dito nas reuniões com as comissões de saúde. Sempre, após cada reunião com os usuários, restam os usuários aceitar o que imposto pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO acompanha com publicações de reportagens dos casos dos usuários Centros de Saúde da Regional Norte. Em todas as reportagens, predomina a reclamação da falta de diálogo com os usuários. Problemas semelhantes tem ocorrem em outras regionais.

Foram convidados para a reunião a secretária Municipal de Saúde, Cláudia Navarro, subsecretária de Atenção à Saúde, Taciana Malheiros Lima e o gerente do Centro Saúde Campo Alegre, William Macedo Silva.

Redação: Marcos Silva – redacao1@comunidadeemacao.com.br

Foto: Google Street View