CS Tupi em obras

Transferidos os usuários dos Centros de Saúde

Anúncios

Atendimento dos usuários dos Centros de Saúde em novas unidades está valendo

 

Os usuários dos Centros de Saúde Guarani, Tupi e Providência foram remanejados de unidades de Saúde. Alguns usuários foram transferidos para o Aarão Reis, Tupi e Floramar. O descontentamento foi geral pela forma que o processo foi conduzido. A nova sede (foto) do CS Tupi será inaugurado 27 de junho informou a Prefeitura.

Conforme antecipado pela reportagem do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, no dia 30 maio vários usuários dos Centros de Saúde da foram transferidos. As unidades que houve remanejamentos foram do Guarani, Providência, Tupi e Floramar.

Segundo nota Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) enviada ao Jornal, o “redimensionamento dos bairros que terão como referência o Centro de Saúde Tupi, antes de realizar qualquer mudança, a Secretaria Municipal de Saúde faz um levantamento para alteração das áreas de abrangência, priorizando a melhor assistência aos usuários. Para informar a população sobre as alterações, são realizadas reuniões com a Comissão Local de Saúde. Além disso, as áreas escolhidas são de competência da Prefeitura. (SIC)”.

Os usuários do Centro Saúde Guarani foram transferidos para a unidade
do bairro Tupi, mas segundo alguns usuários não estão sendo acolhidos
para consultas sendo orientados voltar para o Guarani Foto: @marcossilvabhz | JCA

Em outro trecho da nota mantém as informações divulgadas anteriormente onde a PBH ressalta os benefícios da Parceria Público-Privada (PPP).

Em conversa com usuários e Agentes Comunitária de Saúde (ACS), a reclamação é que forma como foram transferidos são recorrentes, principalmente aqueles que remanejados da unidade do Guarani para Centro de Saúde Tupi. Por enquanto os usuários têm consultas médicas e labora-toriais no atual endereço na Rua Ari Barroso. A mudança para a nova sede do Centro de Saúde Tupi na Rua Jorge Amado (ao lado do Campo do Tupinense) é está prevista no dia 27 de junho, estão aguardando a conclusão da obra.

“É importante ressaltar que com a mudança para a nova sede, o Centro de Saúde Tupi vai ter o incremento de profissionais, passando de três para quatro equipes de Saúde da Família.”

Um grupo de usuários do Centro de Saúde Tupi foi transferido para unidade do Floramar. Já o Centro de Saúde Guarani recebeu os usuários do Centro de Saúde Providência.

A nova sede do Centro de Saúde Tupi construída pela Parceria Pública-Privada foi construída ao lado Campo do Tupinense que aguarda pelo para-bola Foto: @marcossilvabhz | JCA

Neste período de transição os Agentes de Saúde Comunitários (ASC) estão conhecendo as novas áreas e atualizando o cadastro dos usuários com atenção os cartões de vacinação e informando o remanejamento da área de abrangência.

Porem vários usuários procura a Ouvidoria da Prefeitura para reclamar devido à falta de atendimento nas unidades para qual foram transferidos.

Reunião com a secretária de saúde

No dia 11/5 representantes dos usuários dos Centros de Saúde Guarani e MG20 no bairro Monte Azul estiveram em reunião, solicitada pelo vereador Bruno Miranda (PDT), com a secretária Municipal de Saúde Cláudia Navarro.

Em conversa com o vereador, explicou que objetivo da reunião com a secretária Cláudia Navarro, foi para pedir explicações do motivo da mudança. Segundo Miranda, a secretária Cláudia Navarro, que assumiu recentemente, não tinha conhecimento da insatisfação dos usuários.

Rui Gonçalves (de óculos) representou os usuários com a secretária Cláudia Navarro – foto: Rui Gonçalves | Arquivo Pessoal

O conselheiro local, Rui Gonçalves, participou da reunião representando os usuários remanejados do Centro de Saúde Guarani. Ele entregou ao vereador Bruno Miranda abaixo-assinado dos usuários insatisfeitos que solicita rever o processo de mudança. Uma proposta dos usuários foi apresentada para secretária Navarro, para manter os usuários acima de 65 anos com comorbidades com atendimento no Centro de Saúde Guarani considerando a facilidade de acesso na unidade de saúde. Não existe transporte público que circula próximo do Centro de Saúde Tupi.

Quanto ao Centro de Saúde MG20, que mudou de endereço e também causou insatisfação entre os usuários, principalmente para os moradores do bairro Monte Azul, Miranda afirmou que objetivo da reunião foi cobrar da secretária o compromisso do ex.prefeito Alexandre Kalil (PSD) da criação da unidade anexa do Centro de Saúde MG20 no antigo endereço.

Segundo o vereador, Cláudia Navarro se comprometeu buscar informações com assessoria da Secretaria de Saúde. Uma nova reunião deverá ser marcada em breve com informações dos motivos da transferência.

A Prefeitura informou na nota enviada ao Jornal que as solicitações estão em análise da equipe técnica e que secretária Cláudia Navarro está programando uma visita ao local.

Reportagem: @marcossilvabhz | Imagens:

Deixe uma resposta