Atleta da ZN destaca no atletismo

As pessoas que circulam pelas Avenidas Saramenha e Risoleta Neves na Zona Norte estão habituadas encontrar Omar Santos (57 anos) treinando para participar corridas de rua ou pista. Em plena atividade, o ex. atleta da PMMG e de diversos clubes e equipes não tem a idade como limite.

Omar Santos tem participado de inúmeras competições no Brasil. Em setembro deste ano correu na Maratona de Foz de Iguaçu e conquistou o 5º lugar. Santos explica que esta corrida é uma das mais difíceis do Brasil por ter 80% do trajeto de 42 km em subidas longas e com clima adverso. Além do pódio, ele conquistou o troféu e prêmio em dinheiro. Está nos planos dele participar da competição em 2023.

Omar ficou em 5º lugar na Maratona de Foz do Iguaçu – Foto:@marcossilvabhz

Em início de novembro Omar Santos participou da Taça Máster Loterias Caixa de Atletismo que foi realizada em dois dias consecutivos em Bragança Paulista. O campeonato foi aberto a toda comunidade Máster Brasileira, com 30 ou mais anos. As disputas foram realizadas em pista certificada sendo organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Na corrida de 10 km Omar Santos conseguiu a posição do segundo melhor atleta do Brasil na sua faixa etária no ranking da CBTA.

Lições de vida

Além da corrida, outras modalidades e categorias fizeram parte do campeonato de atletismo que teve atletas que são exemplos de vida. Atletas mostraram que a idade não é impedimento para atividades físicas.
A competição teve a participação de nomes consagrados do esporte como Conceição Geremias, de 66 anos, e Henrique Martins, de 44. Atleta olímpica em Moscou-1980, Los Angeles-1984 e Seul-1988, Conceição participou das provas de arremesso do peso, lançamento do dardo e salto em altura.

A atleta olímpica Conceição Geremias venceu as provas do salto em altura e no arremesso do peso na categoria 60+. Foram as duas primeiras das três provas que a ganhadora da medalha de ouro no heptatlo nos Jogos Pan-Americanos de Caracas-1983 disputou na competição. “Estou com uma lesão no pé direito e não dá para correr. Por isso, é meu primeiro evento do ano”, disse Conceição, de 66 anos, que se contundiu numa partida de vôlei da terceira idade em entrevista ao site da CBTA. “Meu condicionamento físico atual é em função ao vôlei. No próximo ano pretendo me preparar melhor e competir mais vezes”, completou a atleta, que disputou ainda o lançamento do dardo.

Conceição, que venceu com 1,25 m e o peso, com 9,62 m, compete pela Associação Cultural e Esportiva Campeã (Acecamp). A atleta participa de competições máster desde 1993, quando deixou a carreira no alto rendimento. A competição teve mais de 450 atletas com idade acima de 30 anos.
Omar Santos teve o apoio de patrocinadores do comércio local. Atleta experiente, Omar já disputou várias corridas São Silvestres, Voltada Pampulha e nos Estados Unidos.

Redação e Foto: Marcos Silva

redacao1@comunidadeemacao.com.br