Encontros para fortalecer o setor de bares e restaurantes começam nesta terça-feira (23)

Encontro da Regional Norte movimenta bares e restaurantes em BH com qualificação e negócios

A Regional Norte será o próximo ponto de encontro dos empresários do setor de alimentação fora do lar dentro da programação do Desenvolve B&R BH, iniciativa promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG). Após a abertura da agenda nesta terça-feira (23), na Regional Oeste, o próximo encontro já está marcado para o dia 30 de junho, na Regional Norte, dando continuidade à estratégia de aproximar qualificação, inovação e oportunidades dos empreendedores em diferentes regiões da capital.

A série de encontros começou nesta terça-feira (23) e seguirá até outubro, contemplando as nove regionais de Belo Horizonte. A proposta reúne donos de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e demais estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar em eventos que combinam conteúdo técnico, troca de experiências e oportunidades de negócios.

O encontro da Regional Norte, programado para o dia 30 de junho, faz parte de uma agenda descentralizada criada para fortalecer o segmento gastronômico em todas as regiões da cidade. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, cada edição contará com exposição de parceiros e fornecedores, rodadas de networking, palestras sobre temas estratégicos e momentos de conexão entre empresários e o mercado.

A iniciativa busca ampliar o acesso dos empreendedores à informação, à inovação e às ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios.

O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (23), das 18h às 23h, no restaurante Praiou Estoril, localizado na Rua José Rodrigues Pereira, 707, na Regional Oeste.

Os encontros fazem parte do projeto Desenvolve B&R BH, estruturado pela Abrasel para incentivar o desenvolvimento econômico e fortalecer o setor de alimentação fora do lar em Belo Horizonte.

A proposta inclui uma programação voltada para a qualificação dos empresários, campanhas e eventos destinados a estimular a inovação, promover a integração regional, valorizar a cultura local e aumentar a competitividade do segmento.

Além do conteúdo técnico, os eventos também pretendem aproximar empresários, fornecedores e parceiros, criando um ambiente favorável para geração de negócios e fortalecimento das redes de relacionamento.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, afirma que a parceria com a Abrasel reforça o compromisso da Prefeitura com um setor considerado estratégico para a economia da capital.

Segundo ele, bares, restaurantes e demais estabelecimentos do segmento geram emprego, renda e movimentam a economia em todas as regiões de Belo Horizonte. Por isso, a realização dos nove encontros descentralizados busca levar informação, qualificação e oportunidades diretamente aos empreendedores locais.

Ainda de acordo com o secretário, a gastronomia representa uma das principais forças econômicas da cidade, justificando o investimento em ações voltadas ao desenvolvimento do setor.

Os participantes terão acesso a palestras e conteúdos voltados para situações práticas enfrentadas pelos empresários do setor.

Entre os temas previstos estão:

  • geração de valor para atrair e fidelizar clientes;
  • tendências para bares e restaurantes;
  • gestão lucrativa no food service;
  • inteligência artificial aplicada ao atendimento;
  • liderança;
  • cultura empresarial;
  • experiência do cliente;
  • marketing digital;
  • vendas;
  • fidelização de consumidores.

A programação foi planejada para oferecer soluções que possam ser aplicadas diretamente na gestão dos estabelecimentos.

De acordo com a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, a expectativa é que os encontros contribuam para fortalecer as regionais, ampliar a rede de relacionamento entre empresários, estimular novos negócios e aumentar a percepção sobre o apoio oferecido pela Prefeitura ao segmento.

Segundo ela, a iniciativa levará aos empreendedores uma agenda prática voltada para conexão, desenvolvimento e troca de experiências. Além disso, cada encontro pretende fortalecer o associativismo e apresentar soluções digitais gratuitas disponíveis para tornar os estabelecimentos mais produtivos.

A programação seguirá até outubro com encontros nas nove regionais de Belo Horizonte:

  • 23 de junho — Regional Oeste
  • 30 de junho — Regional Norte
  • 28 de julho — Regional Leste
  • 4 de agosto — Regional Barreiro
  • 25 de agosto — Regional Centro-Sul
  • 1º de setembro — Regional Pampulha
  • 13 de outubro — Regional Noroeste
  • 20 de outubro — Regional Nordeste
  • 27 de outubro — Regional Venda Nova

Ao distribuir os encontros pelas nove regionais da cidade, o projeto aposta na descentralização das ações como estratégia para ampliar o acesso dos empresários às oportunidades de qualificação e desenvolvimento.

A expectativa é que a iniciativa fortaleça o setor de alimentação fora do lar em Belo Horizonte por meio da inovação, da troca de experiências, da integração entre empreendedores e do acesso a soluções voltadas ao crescimento dos negócios. Com uma programação distribuída ao longo dos próximos meses, a agenda pretende alcançar diferentes regiões da capital, incentivando o desenvolvimento econômico local e ampliando a competitividade dos estabelecimentos.