A Regional Norte será o próximo ponto de encontro dos empresários do setor de alimentação fora do lar dentro da programação do Desenvolve B&R BH, iniciativa promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel-MG). Após a abertura da agenda nesta terça-feira (23), na Regional Oeste, o próximo encontro já está marcado para o dia 30 de junho, na Regional Norte, dando continuidade à estratégia de aproximar qualificação, inovação e oportunidades dos empreendedores em diferentes regiões da capital.
A série de encontros começou nesta terça-feira (23) e seguirá até outubro, contemplando as nove regionais de Belo Horizonte. A proposta reúne donos de bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e demais estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar em eventos que combinam conteúdo técnico, troca de experiências e oportunidades de negócios.
O encontro da Regional Norte, programado para o dia 30 de junho, faz parte de uma agenda descentralizada criada para fortalecer o segmento gastronômico em todas as regiões da cidade. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, cada edição contará com exposição de parceiros e fornecedores, rodadas de networking, palestras sobre temas estratégicos e momentos de conexão entre empresários e o mercado.
A iniciativa busca ampliar o acesso dos empreendedores à informação, à inovação e às ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento dos negócios.
O primeiro encontro acontece nesta terça-feira (23), das 18h às 23h, no restaurante Praiou Estoril, localizado na Rua José Rodrigues Pereira, 707, na Regional Oeste.
Os encontros fazem parte do projeto Desenvolve B&R BH, estruturado pela Abrasel para incentivar o desenvolvimento econômico e fortalecer o setor de alimentação fora do lar em Belo Horizonte.
A proposta inclui uma programação voltada para a qualificação dos empresários, campanhas e eventos destinados a estimular a inovação, promover a integração regional, valorizar a cultura local e aumentar a competitividade do segmento.
Além do conteúdo técnico, os eventos também pretendem aproximar empresários, fornecedores e parceiros, criando um ambiente favorável para geração de negócios e fortalecimento das redes de relacionamento.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Relações Internacionais, Adriano Faria, afirma que a parceria com a Abrasel reforça o compromisso da Prefeitura com um setor considerado estratégico para a economia da capital.
Segundo ele, bares, restaurantes e demais estabelecimentos do segmento geram emprego, renda e movimentam a economia em todas as regiões de Belo Horizonte. Por isso, a realização dos nove encontros descentralizados busca levar informação, qualificação e oportunidades diretamente aos empreendedores locais.
Ainda de acordo com o secretário, a gastronomia representa uma das principais forças econômicas da cidade, justificando o investimento em ações voltadas ao desenvolvimento do setor.
Os participantes terão acesso a palestras e conteúdos voltados para situações práticas enfrentadas pelos empresários do setor.
Entre os temas previstos estão:
- geração de valor para atrair e fidelizar clientes;
- tendências para bares e restaurantes;
- gestão lucrativa no food service;
- inteligência artificial aplicada ao atendimento;
- liderança;
- cultura empresarial;
- experiência do cliente;
- marketing digital;
- vendas;
- fidelização de consumidores.
A programação foi planejada para oferecer soluções que possam ser aplicadas diretamente na gestão dos estabelecimentos.
De acordo com a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, a expectativa é que os encontros contribuam para fortalecer as regionais, ampliar a rede de relacionamento entre empresários, estimular novos negócios e aumentar a percepção sobre o apoio oferecido pela Prefeitura ao segmento.
Segundo ela, a iniciativa levará aos empreendedores uma agenda prática voltada para conexão, desenvolvimento e troca de experiências. Além disso, cada encontro pretende fortalecer o associativismo e apresentar soluções digitais gratuitas disponíveis para tornar os estabelecimentos mais produtivos.
A programação seguirá até outubro com encontros nas nove regionais de Belo Horizonte:
- 23 de junho — Regional Oeste
- 30 de junho — Regional Norte
- 28 de julho — Regional Leste
- 4 de agosto — Regional Barreiro
- 25 de agosto — Regional Centro-Sul
- 1º de setembro — Regional Pampulha
- 13 de outubro — Regional Noroeste
- 20 de outubro — Regional Nordeste
- 27 de outubro — Regional Venda Nova
Ao distribuir os encontros pelas nove regionais da cidade, o projeto aposta na descentralização das ações como estratégia para ampliar o acesso dos empresários às oportunidades de qualificação e desenvolvimento.
A expectativa é que a iniciativa fortaleça o setor de alimentação fora do lar em Belo Horizonte por meio da inovação, da troca de experiências, da integração entre empreendedores e do acesso a soluções voltadas ao crescimento dos negócios. Com uma programação distribuída ao longo dos próximos meses, a agenda pretende alcançar diferentes regiões da capital, incentivando o desenvolvimento econômico local e ampliando a competitividade dos estabelecimentos.

Formado em Comunicação Social pela Estácio BH, bacharel em Publicidade & Propaganda, é jornalista por opção. Fundador do Jornal & Portal COMUNIDADE EM AÇÃO (1996) Ainda menor de idade trabalhou do Departamento de Relações Públicas do Incra, despertando para o jornalismo. Atuou no marketing/vendas da ANTÁRCTICA, em seguida no marketing da COCA-COLA / KAIZER, PEPSI-COLA e AMBEV. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) foi assessor de vereadores e membro do Colegiado de Comunicação.
