Mais um ano com a comunidade – Editorial

Vinte quatros anos, esse é o tempo de atuação do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO na Região Norte de Belo horizonte. Começamos em outubro de 1996 justamente em ano de eleição municipal. Foi no intervalo entre o primeiro e o segundo turno do processo eleitoral que lançamos a nossa primeira edição. A manchete foi: “Quem será o prefeito de BH” na disputa estavam Dr. Célio de Castro do (PSB) e Amilcar Martins (PSDB) no segundo turno das eleições municipais daquele ano.
Na história do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO a eleição municipal sempre ganhou destaque por entender que a vida do cidadão está ligada às decisões na Prefeitura e Câmara Municipal. São os políticos do município, que estão ao alcance do povo, para cobrarmos por melhor atendimento na saúde, educação, transporte público e politicas sociais. Outra pauta que mobilizou a população foi a questão de segurança pública na área da 18ª Cia da PMMG.

A implantação do Policiamento Comunitário que era a novidade nos bairros de Belo Horizonte foi promovida na Região Norte pelo Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO. A população foi mobilizada em parceria com a Policia Militar que cotou e implantou o projeto. As viaturas da 18ª Cia PMMG que estavam quebradas tiveram os consertos pagos pela comunidade. Os comerciantes, as associações dos bairros Floramar e Guarani cederam os telefones celulares que agilizavam o atendimento e a comunicação com os militares da área, dessa forma melhorando o policiamento nos dois bairros. Também houve a intervenção do Jornal na implantação da iluminação pública que não tinha na Avenida Saramenha.

Outras demandas dos moradores tiveram o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO como canal para solução de problemas. Por exemplos. O banco Itaú, a primeira agência bancária no bairro Guarani, a iluminação do campo do Tupinense, que teve a intervenção do Jornal com Wadson Lima, o então secretário Municipal de esporte e ex-técnico da seleção Brasileira de vôlei. Outra situação foi a atuação foi na queda do ônibus 1505 no Arrudas, o Jornal esteve ao lado dos familiares das vitimas do acidente na solução do problema. A mais recente que ganhou destaque foi a implantação da mão única na Rua Furquim Werneck no bairro Tupi.
Algumas pessoas ilustres estiveram aqui em bairros da Região Norte e o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO teve a oportunidade de registrar. O prefeito Célio de Castro por diversas vezes ao fiscalizar ou inaugurar obras do Orçamento Participativo. O Ministro da Saúde José Serra no Hospital Sophia Feldman que veio conhecer o modelo de gestão de controle social. A presidente da Republica Dilma Rousseff (PT), independente da ideologia política, esteve na regional norte por duas vezes. Uma no Sophia Feldman e outra para inaugurar uma Umei no bairro Marize. Entre outras uma que merece destaque foi a presença no bairro Xodó da Daniela Miterran, na época primeira dama da França que concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO onde ela falou da preservação do meio ambiente e a importância do Brasil para o mundo. Outras celebridades passaram por aqui; Jovelina Perola Negra na Cervejaria do Profeta, Dário Peito de Aço que morou um bom tempo no Guarani e Reinaldo do Galo.
Vale registrar que o Zé Carlos meio de campo do Cruzeiro esteve no campo Tupinense com um projeto de intercambio do time celeste com uma escola de futebol dos Estados Unidos.
Registramos um pouco da história da região e muitas mais temos nas nossas páginas. E uma que deixa a regional norte orgulhosa foi a vitória do Bar da Cida concurso “Comida de buteco” o que colocou o bairro Floramar no circuito gastronômico da cidade.
Agora é hora de “virar a chave” e olhar para futuro. Ao completar 24 anos o Jornal começa um projeto que vem sendo preparado há algum tempo. Atento às novas tecnologias o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO começa a sua jornada na área digital com o projeto COMUNIDADE EM AÇÃO COM VC. Estamos testando a versão online com um portal de notícias e um aplicativo para celular. Aos poucos eles serão uma plataforma multimídia com a integração com as redes sociais. Será um longo período para implantar tudo aquilo que estamos estruturamos e gradualmente será apresentado ao nosso leitor.
A notícia do mundo, do Brasil, de Minas Gerais é fácil encontrar. O Jornal de bairro tem um diferencial de fazer da informação o recorte daquilo que interessa somente aquela região.
Mantemos o nosso compromisso de levar a informação e manteremos a nossa visão: COMUNIDADE ATUANTE, COMUNIDADE FORTE. Sempre com a colaboração dos comerciantes que apoiam este trabalho. Vinte quatro vezes obrigado!

Marcos Silva
Diretor e editor