QUEM É QUEM NA DISPUTA PELA PREFEITURA

QUEM É QUEM NA DISPUTA PELA PREFEITURA

Quinze Candidatos estão na disputa pelo poder da Prefeitura – Foto Marcos Silva – JCA

Após as convenções partidárias, quinze candidatos e seus vices, entraram na disputa pela vaga de prefeito de Belo Horizonte. Para vereador são 1.559 candidatos disputando as 41 vagas na Câmara Municipal. Vários deles trazem em seus discursos as ideologias político-partidárias e deixam de lado a principal função do vereador: fiscalizar o prefeito.

A propaganda eleitoral na Tv e rádio iniciou dia 9 de outubro e finaliza em 12 de novembro. Entre as novidades em relação a propaganda politica estão: A proibição do uso de carros de som, exceto em carreatas, afixar placa em via pública e pintura de muros. Por outro lado, o eleitor terá nas redes sociais a superexposição de candidatos com suas propagandas pagas.

Inicialmente, eram dezesseis candidatos que pleiteavam a vaga de prefeito, após a convenção o candidato Igor Timo, deputado federal pelo Partido Podemos, desistiu da disputa. Nas redes sociais ele justificou e atribuiu à desistência aos pedidos demandados pelas bases e à necessidade de apoiar candidatos do partido para prefeituras no interior de Minas Gerais.

O número elevado de candidatos disputando o cargo de prefeito tem uma razão em especial, com o fim das coligações entre os partidos para eleição de vereadores, o voto para o candidato a prefeito fortalece a legenda, estrategicamente é a busca de uma vaga a mais para vereador na Câmara Municipal.

Outro motivo é oportunidade para os candidatos ao cargo de prefeito é dar visibilidade para o seu nome de olho na eleição de 2022 na disputa para deputado estadual, federal ou senador. Nos bastidores da política temos informação de candidatos cientes do atual cenário da disputa para prefeitura de Belo Horizonte, projetando a disputa de governador do Estado a deputado. Esta prática é comum na política onde muitos candidatos aproveitam para fixar o nome na mente do eleitor e em alguns casos deixam o eleitor desatento confuso com a situação.

Registrados site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) constam 16 candidatos na disputa pela Prefeitura. A candidatura de Bruno Engler (PRTB) está em duplicidade por causa do imbróglio na escolha do candidato (a) a vice. Dos 15 candidatos três são mulheres e nove estão na chapa como candidatas à vice-prefeitas. Mas o número poderá reduzir para oito quando houver a definição na chapa do PRTB.

Eleição para vereador

Concorrendo aos 41 cargos para legislador municipal, estão 1.559 candidatos à vereador da capital dos mineiros. Dois vereadores participantes da atual legislatura estão fora da disputa para reeleição: Orlei (PSD) e Fernando Borja (Avante).

Cada partido pôde apresentar chapa(candidato) uma vez e meia ao número de vagas na Câmara Municipal, no caso 62 candidatos para as 41 vagas disponíveis. Alguns partidos não conseguiram formar a chapa completa, com isso os candidatos terão que ter mais votos para serem eleitos ao totalizar os votos da legenda. Não é mais permitida a coligação partidária para cargo proporcional (vereador). Acabou aquela situação que o eleitor votava em um candidato e na apuração dos votos outro candidato que beneficiava com os votos de legenda. A coligação partidária é só permitida para o cargo de prefeito.