Rede social para empreendedoras

Rede social para empreendedoras

Donadelas é a nova plataforma digital, para conectar ideias, projetos e serviços entre mulheres gerindo seus próprios negócios. O número de mulheres brasileiras que estão no empreendedorismo tem aumentado, segundo dados de um relatório do SEBRAE divulgado no ano passado. O Brasil é um terreno muito fértil para o empreendedorismo feminino com taxa no estágio inicial do negócio (de até 3,5 anos) chegou a 16 milhões de mulheres, ou seja, elas são responsáveis por metade dos negócios nesta fase, no país.

A entrada maciça de mulheres no terreno do empreendedorismo, que até pouco tempo era liderado por homens, pode estar relacionada aos dados apresentados pelo Governo Federal que dão conta de que três em cada quatro lares brasileiros são chefiados por mulheres – 41% tem o próprio negócio. Esses, geralmente, são voltados para varejo e serviços.

O Donadelas – donadelas.com.br – foi idealizado para dar oportunidades de negócios a essas brasileiras que estão iniciando na seara do empreendedorismo e também àquelas que já se encontram há mais tempo no mercado, já aprenderam com os erros e têm boas perspectivas de crescimento. Quem explica é a empreendedora Ely Ribeiro que aposta no ineditismo de uma rede social dedicada a elas. Ela ressalta que as mulheres têm como característica o esforço individual de cada uma. Essas mulheres não têm emprego formal, se veem diante da necessidade de empreender e apostam naquilo em que têm algum conhecimento, mas sem metas pré-definidas.

A rede Donadelas é gratuita para qualquer mulher divulgar seu trabalho ou trocar experiências com outras empreendedoras. Na página pessoal é possível postar fotos, colocar detalhes de seu perfil e história. Há também outras ferramentas digitais que podem facilitar e ajudar as empreendedoras na tomada de boas decisões.

Reforma das praças

Duas praças, Cândido Portinari no Tupi e Santo Antônio no Primeiro de Maio, pertencentes à Região Norte deverão passar por reformas em breve. A Prefeitura, por meio da Sudecap, abriu a licitação no modo de pregão eletrônico para escolha da empreiteira. A empresa que oferecer o menor preço, aliado com a capacidade técnica será vencedora e executará a obra em regime de empreitada. Os projetos foram aprovados no inicio desse ano em reunião com os moradores do entorno da praça. A verba para obra foi aprovada no Orçamento Participativo Digital. (foto: Marcos Silva / JCA)

Esculhambação em novo endereço

Em 2016 o então candidato a prefeito da Capital, Alexandre Kalil (PHS) visitou na madrugada do dia 2 de agosto a UPA Norte no bairro Primeiro de Maio. O intuito era constatar o atendimento da saúde oferecido pela Prefeitura. Indignado o candidato classificou a situação da UPA como “esculhambação” ao verificar que existia uma criança aguardando durante a madrugada na recepção por consulta com pediatra e disse da necessidade de mudar aquela situação.

Em agosto deste ano a nova UPA Norte que foi construída na Avenida Risoleta Neves (Via 240) foi entregue após 11 anos para concluir a obra. Mas a nova unidade está com problemas. Segundo denúncia da presidente do Conselho de Usuários da UPA Norte, Maria das Graças, na unidade não tem aparelho de Raios-X. Para tirar uma RX o paciente é transbordo para a antiga unidade no bairro Primeiro de Maio por uma ambulância. O deslocamento do paciente é feito de acordo com a classificação de Manchester (por cores de fita de acordo com risco clinico) e de acordo com a disponibilidade da ambulância do SAMU no local. O motivo é que a sala construída para os equipamentos de RX não cabe os aparelhos e não tem isolamento nas paredes para proteção.

No sábado (10/10) a reportagem pode averiguar as denúncias que foram relatadas nas reuniões online do Conselho Local da UPA e do Distrital de Saúde. No sábado durante o dia não tinha médico clinico geral. Os pacientes com a classificação verde seriam atendidos á noite, após 19 horas depois da troca de turno.

Os problemas também se estendem aos funcionários, segundo denúncias nas reuniões online. O refeitório tem somente um aparelho de micro-ondas que a gerente trouxe de sua casa para aquecer a refeição dos servidores. Algumas salas foram alagadas com a pouca chuva que teve nesse período.

Na reunião virtual o Diretor Regional de Saúde Norte, Moises Gonçalves disse que as reclamações foram encaminhadas para Secretaria de Saúde e Sudecap.

Scobag avisa

As atividades e projetos da Sociedade Comunitária do Bairro Guarani deverá retornar somente no próximo ano. Segundo Geralda de Oliveira, presidente da entidade, ela acredita que é arriscado expor crianças e o grupo da terceira idade enquanto houver risco de contaminação da Covid-19. A entidade tem aulas de balé, capoeira e ginástica que envolvem mais de 250 pessoas. “Assim que tivermos segurança em relação ao coronavírus retornaremos com os projetos.” disse Geralda Oliveira.

Aprovado em 1º turno, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 1/17 promove uma mudança significativa no capítulo que trata das finanças públicas e insere o Orçamento Participativo (OP), na peça orçamentária da Prefeitura. A proposta acrescenta o artigo 130-A no Capítulo II da lei e define as prioridades de investimento de interesse social feito pelo Executivo, a partir das demandas da população. O texto diz ainda que “os investimentos aprovados pelo Orçamento Participativo terão execução obrigatória e precedência na alocação de recursos orçamentários sobre novos investimentos” e também que “os recursos orçamentários, incluindo os empréstimos, destinados à conclusão das obras do Orçamento Participativo deverão ser exclusivamente aplicados na sua execução.”