Ponte do Xodo-Marize

Iniciaram obras de drenagem e contenção de encosta no Bairro Xodó Marize

A Prefeitura iniciou as obras de drenagem pluvial e contenção de encostas na Rua Luiz Franzen de Lima, no Bairro Xodó Marize, Zona Norte. Também será feita a implantação de gabião nas margens do Ribeirão Isidoro. A obra permitirá que a água da chuva seja conduzida adequadamente e não cause transtornos aos moradores, além de resolver o problema de erosão que afeta as margens do córrego. Estão sendo investidos R$2,2 milhões de recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento na obra e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o primeiro semestre de 2024.

Obras de drenagem pluvial e contenção de encostas no Ribeirão Isidoro
Obras de drenagem pluvial e contenção de encostas no Ribeirão Isidoro na Rua Luiz Franzen de Lima Foto: @marcososilvabh | JCA

As intervenções fazem parte do Programa de Gestão de Risco Geológico-Geotécnico de Belo Horizonte lançado em março pelo prefeito Fuad Noman. Os serviços estão sendo supervisionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). As fortes chuvas nos anos anteriores causaram a erosão no local, além disso, parte da estrutura de contenção das margens do Ribeirão Isidoro desmoronou.

A execução de contenção nas margens do Ribeirão Isidoro trará estabilidade para as moradias próximas ao local, bem como para a via de mão dupla existente, por onde trafegam veículos leves, pesados e de tração animal. Além disso, será instalada uma rede de drenagem pluvial para reduzir o volume do escoamento superficial proveniente das chuvas,” explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.

Ponte estreita

Ponte perigosa no  Ribeirão Isidoro
A ponte é estreita, precária e o local é perigoso Foto: @marcososilvabh | JCA

Os moradores aguardam pela reforma da ponte que permite a transposição entre os bairros Jardim Guanabara e Xodo Marize. A ponte é estreita e comporta somente a passagem de um veículo entre os dois sentidos da ponte. O local tem trânsito intenso sendo usado como rota para corta-caminho para os motoristas que estão em direção a região do Venda Nova ou Cidade Administrativa.

A rota é opção para acessar a Catedral Cristo Rei, a reforma da ponte também é uma necessária. O estado da ponte é precário e para os pedestres o local é perigoso e arriscado para travessia. Os moradores relatam constantes acidentes por falta de sinalização nas cabeceiras da ponte para orientar o trânsito local.

Existe uma proposta para implantar uma passarela entre Avenida Lucas de Oliveira e a Rua Luiz Franzen de Lima, no Bairro Xodó Marize. Segundo informações da Prefeitura o projeto está sendo elaborado.

Reportagem e fotos : Marcos Silva

redacao1@comunidadeemacao.com.br