Copa Centenário Sub-17 e Seletiva Masculina 2026 movimentam Belo Horizonte com 30 jogos no fim de semana
A Copa Centenário Sub-17 e Seletiva Masculina 2026, será realizada neste fim de semana em Belo Horizonte, reunindo equipes de várias comunidades da capital em uma extensa programação esportiva. Ao todo, serão 30 jogos organizados pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), reforçando a tradição do futebol amador na cidade.
Sub-17 abre a programação no sábado
No sábado (20), a rodada é dedicada ao Masculino Sub-17 da Copa Centenário, com 16 partidas distribuídas em campos tradicionais da capital. Entre eles estão a Arena Pompéia, Campo da Barragem Santa Lúcia, Campo do Vista Alegre, Campo do Bahia e o Espaço Esportivo do Tupinambás.
Entre os confrontos de maior destaque da categoria está o duelo entre
Futuros Talentos E.C. e Bragrotino E.C., às 8h, na Arena Pompéia. Outro jogo relevante da rodada é A.E. Tupinambás x A.A. Tupinense, marcado para as 9h no Espaço Esportivo do Tupinambás, no Horto Florestal, reforçando o protagonismo de equipes tradicionais no cenário do futebol amador de BH.
Além desses confrontos, a programação inclui jogos em diversos bairros, como Santa Lúcia, Vista Alegre, Jardim Felicidade, Ribeiro de Abreu, Serra Verde, Paraíso, Rio Branco e Trevo, evidenciando a capilaridade da competição.
Seletiva Masculina 2026 define vagas para o Módulo C
No domingo (21), a competição passa a ser a Seletiva Masculina 2026 da Copa Centenário, considerada uma etapa decisiva para o torneio. A disputa funciona como porta de entrada para o Módulo C da competição deste ano, com jogos únicos e classificação direta dos sete melhores times.
Serão 14 partidas realizadas em sete arenas da cidade, incluindo Arena Flyball, Arena Morro das Pedras, Arena Pompéia, Arena Racing, Arena Santa Maria, Arena Santa Rita e o Campo de Futebol do Santa Tereza. As equipes entram em campo em busca de classificação e continuidade na competição, que é uma das mais tradicionais do futebol amador de Belo Horizonte.
Organização e impacto no futebol amador
A Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL). A competição reúne milhares de atletas ao longo da temporada e mantém viva a estrutura do futebol de base e comunitário na capital mineira.
Além da disputa esportiva, o torneio cumpre papel de integração social, ao envolver diferentes regiões da cidade e estimular a participação de jovens atletas em competições organizadas. A presença de jogos em diversos bairros reforça a descentralização das atividades esportivas e o acesso ao futebol amador em BH.
Programação reforça tradição e revelação de talentos
Com 30 jogos distribuídos em dois dias, a programação da Copa Centenário Sub-17 e Seletiva Masculina 2026 reforça a importância da competição como vitrine para novos talentos e espaço de fortalecimento do esporte comunitário. A variedade de equipes participantes amplia o alcance da disputa e mantém o calendário esportivo ativo na capital.
A expectativa é de grande movimentação nos campos, especialmente nas partidas decisivas da Seletiva, que definirá parte dos clubes que seguirão na competição. Já no Sub-17, o foco está na formação de atletas e no desenvolvimento esportivo das categorias de base.
Impacto local e continuidade da competição
A realização da Copa Centenário reforça o papel do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social em Belo Horizonte. A continuidade do torneio ao longo do ano mantém viva a tradição do futebol amador e fortalece a integração entre comunidades da capital.
O desempenho das equipes neste fim de semana será determinante para a sequência da competição, especialmente na Seletiva Masculina 2026, que define o acesso ao Módulo C.

Formado em Comunicação Social pela Estácio BH, bacharel em Publicidade & Propaganda, é jornalista por opção. Fundador do Jornal & Portal COMUNIDADE EM AÇÃO (1996) Ainda menor de idade trabalhou do Departamento de Relações Públicas do Incra, despertando para o jornalismo. Atuou no marketing/vendas da ANTÁRCTICA, em seguida no marketing da COCA-COLA / KAIZER, PEPSI-COLA e AMBEV. Na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) foi assessor de vereadores e membro do Colegiado de Comunicação.
