Copa Centenário

Copa Centenário tem jogos no sábado

Anúncios

Neste sábado (28), nove partidas movimentam a terceira rodada do juvenil da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima. Confira os jogos da rodada no site do torneio.

Os jogos serão realizados a partir das 9h em sete campos de várias regionais. Nesse módulo, as 35 equipes inscritas com atletas nascidos a partir de 2005 iniciaram as disputas em 30 de abril. Na última edição da competição, em 2019, o campeão do Juvenil foi o São Bernardo.

Na próxima quarta-feira (1º), às 14h, no Centro Referência da Juventude (Rua Guaicurus, 50, Centro), será realizado o congresso técnico da seletiva e do feminino adulto.

As inscrições da categoria máster estão abertas até o 17 de junho e as da seletiva serão encerradas neste sábado (28).

A Copa Centenário

A Copa Centenário de Futebol Amador foi criada no ano de 1997 quando a Capital Mineira completou 100. Naquele ano também houve uma versão da Copa com oito clubes profissionais com a participação de quatro países diferentes. Do Brasil participaram o América, Atlético, Cruzeiro, Corinthians e o Flamengo. Os clubes internacionais Benfica, Milan e Olímpia. Os times foram divididos em dois grupos. No grupo A: Atlético, América, Milan e Corinthians. No grupo B: Cruzeiro, Flamengo, Olímpia e Benfica. A final foi entre Atlético 2 X 1 Cruzeiro.

No mesmo ano teve a versão da Copa Centenário para o futebol amador onde os clubes disputaram em nove chaves Regionais (como é a divisão geopolítica da cidade). Classificavam o Campeão e Vice por Regional. Nas rodadas seguintes eles se enfrentaram e tinha a disputa do título de Campeão Geral da Cidade. Depois houve a mudança para versão atual.

Com a morte de Wadson Lima (15/01/2005), foi acrescentado o nome de Wadson Lima ao da Copa Centenário em homenagem ao idealizador e era apaixonado pelo futebol amador. Wadson Lima foi ex.técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, quarto colocado nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, medalhista de prata nos jogos Pan Americanos. Ele também foi secretário municipal de esporte de Belo Horizonte e vereador de Belo Horizonte.

A competição é mantido no calendário esportivo da cidade e tem o objetivo de fortalecer as associações esportivas amadoras do município.

Redação: @Marcos Silva bh

Foto: Rodrigo Clemente/PBH – Divulgação 

esporte@comunidadeemacao.com.br