Conferência Distrital Norte - Foto; @marcossilvabh | JCA

Teve protestos e homenagens na Conferência Distrital de Saúde

A Conferência Distrital de Saúde Norte realizada no sábado, 11/03, foi marcada por protestos e homenagens. Com a participação dos usuários, trabalhadores e gestores das 20 unidades de saúde da Região Norte que debateram as propostas que serão encaminhadas para Conferência Municipal de Saúde. Durante o mês de fevereiro foram realizadas Conferências Locais preparatórias nos Centros de Saúde. O tema da Conferência, que ainda tem as etapas estadual e nacional, foi; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia.

Das propostas apresentadas, a revogação da Emenda Constitucional 95 foi o destaque nos grupos temáticos. A EC 95 é responsável por uma mudança constitucional ocorrida em 2016 com a justificativa de fazer o governo economizar. Porém, congelando investimentos em Saúde, Educação e outras áreas sociais até 2036, resultante em uma série de agravos à população.

Protestos e homenagem

Insatisfeitos com o descaso que a Secretaria Municipal de Saúde em razão do remanejamento dos usuários dos Centros de Saúde, lideranças sociais protestaram durante a Conferência. Um grupo de delegados da Conferência subiu ao palco, munidos de cartazes manifestaram e cobrando respostas. A manifestação aconteceu durante a fala da Tascina Malheiros subsecretária Municipal de Saúde.

 

Conferência Distrital Norte - Foto; @marcossilvabh | JCA
Manifestação de usuários na Conferência Distrital Norte – Foto; @marcossilvabh | JCA

 

Antes do ato de manifestação, foi homenageado Alexandre Kalil, o ex.prefeito representado pelo filho, o médico Felipe Kalil, Jakcson Machado, médico e ex.secretário municipal de Saúde, pela condução e formação de um Comitê de Enfrentamento a pandemia da Covid-19. Willer Marcos Ferreira (Marcão) usuário e ex.presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleris Blanco de Souza que após 30 anos de serviços na área da saúde está aposentando. E o Centro de Saúde Floramar foi homenageado pelo Projeto AdoleSer implantado pela equipe multidisciplinar que atende exclusivamente meninas na prevenção da gravidez na adolescência, violência familiar.

 

O ex.Secretário Jackson Machado (ao centro) foi homenageado junto com o ex.prefeito Alexandre Kalil representando pelo filho (a diretita) – Foto; @marcossilvabh | JCA

 

Em agradecimento, o ex.secretário Jackson Machado falou da importância das medidas tomadas para enfrentamento a Covid-19 e que ele não fez nada sozinho, mas a colaboração dos servidores da saúde.

Felipe Kalil falou da importância do SUS na sua formação acadêmica como médico, porem ao ver um grupo de pessoas voluntárias reunidas em Conferência para debater as políticas públicas para saúde, ele entende por que o pai dele, Alexandre Kalil, tem a preocupação com a saúde das pessoas da cidade, principalmente na periferia.

Em entrevista ao Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, o ex.secretário Jackson Machado ressaltou da importância das medidas de enfrentamento que o ex.prefeito Alexandre Kalil enfrentou a pandemia Belo Horizonte. E destacou que condução foi acertada sido reconhecida internacionalmente, servindo de exemplo para outras cidades. A gestão da Prefeitura enfrentou o poder econômico das entidades empresariais que era contra o fechamento da cidade. Ele citou que preservar o CPF foi mais importante que um CNPJ porque atrás de uma empresa exigem pessoas.

Jackson Machado falou da relevância do SUS como ferramenta mais importante de políticas públicas do mundo. Ressaltou que a Região Norte merece destaque pelas 11 unidades de centro de saúde construída pela Parceria Pública Privada (PPP), incluindo atendimento até nas áreas de ocupações irregulares.

A presidente do Conselho Distrital de Saúde Norte, Mônica Maciel, usou o grupo de Wathsapp dos conselheiros da região para agradecer a participação e o engajamento das lideranças sociais na Conferência Distrital.

“Demonstramos nossa força, nossa maturidade e principalmente ọ que temos e o que queremos para o nosso amanhã. Recebemos convidados que se fizeram presentes, não por obrigação, mas por carinho, pela Norte. Dr. Jackson Machado e Filipe Kalil foram nossos exemplos de que somos uma regional de destaque no coração de BH.”

Para Mônica Maciel a manifestação dos usuários insatisfeitos pelo remanejamento de Centro de Saúde que foi inteligente, madura e respeitosa e principalmente o descaso com os usuários de Centro de Saúde MG 20 que foi transferido para um bairro de difícil e sem acesso a ônibus urbanos no limite de Santa Luzia.

Pela manhã, durante a Conferência e após uma breve fala com os participantes, na saída do auditório, a secretária Municipal Cláudia Navarro foi cercada pelos mesmos manifestantes que cobraram dela para rever a questão da das novas áreas de abrangências dos centros de saúde.

Rerportagem: Marcos Silva

redacao1@comunidadeemacao.com.br

Os comentários estão fechados.