O sistema de ônibus elétricos da capital mineira foi inaugurado em 1953. Em seu pico, este meio de transporte percorria 32km de via na cidade distribuídas por 9 linhas

Ônibus elétricos em Belo Horizonte: 100 novos veículos vão transformar o transporte coletivo

A Prefeitura de Belo Horizonte homologou a licitação para a aquisição de 100 ônibus elétricos que irão operar no sistema de transporte coletivo da capital. A homologação foi publicada nesta sexta-feira, 19 de junho de 2026, no Diário Oficial do Município (DOM) e representa uma nova etapa na estratégia de modernização do transporte público e de ampliação das ações voltadas à mobilidade sustentável.

A empresa Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias Ltda. foi a vencedora do processo licitatório ao apresentar proposta no valor de R$ 320,5 milhões. A próxima fase será a assinatura do contrato, prevista para os próximos dias. Após a formalização, será iniciado o cronograma de fabricação e entrega dos veículos.

Os novos veículos serão do modelo BRT Misto, com configuração de cinco portas e propulsão totalmente elétrica. Cada ônibus terá capacidade para transportar até 71 passageiros e contará com ar-condicionado, recursos de acessibilidade, autonomia superior a 250 quilômetros e equipamentos voltados ao conforto e à segurança tanto dos usuários quanto dos operadores.

Segundo o cronograma previsto, os primeiros ônibus elétricos deverão começar a ser entregues em dezembro deste ano. A expectativa é que 10 veículos sejam incorporados à frota até o final de 2026. Os demais serão entregues gradualmente até meados de 2027.

Belo Horizonte homologa licitação para aquisição de 100 ônibus elétricos
Belo Horizonte homologa licitação para aquisição de 100 ônibus elétricos

Os recursos destinados à aquisição foram garantidos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Os ônibus serão adquiridos pela Prefeitura de Belo Horizonte e cedidos em regime de comodato às concessionárias responsáveis pela operação das linhas do transporte coletivo.

Com a homologação concluída, o processo segue para a assinatura do contrato entre a Prefeitura e a empresa vencedora da licitação. Após essa etapa, terá início a produção dos veículos e a execução do cronograma de entregas estabelecido pelo município.

Para o superintendente de Mobilidade, Rafael Murta, a homologação representa um avanço importante para o transporte coletivo da capital.

“A chegada dos ônibus elétricos representa um salto de qualidade para o sistema de transporte coletivo, com benefícios ambientais, operacionais e para os passageiros. É uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura com uma mobilidade mais sustentável, eficiente e alinhada aos desafios das cidades do futuro.”

A aquisição dos ônibus elétricos integra as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH) e também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a Prefeitura, a substituição gradual de veículos movidos a diesel por modelos elétricos poderá evitar a emissão de aproximadamente 11,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano. Além da redução das emissões, a iniciativa também deverá contribuir para diminuir a poluição sonora e melhorar a qualidade do ar na cidade.

O município informa que essa transição vem sendo preparada há mais de uma década. Desde 2015, Belo Horizonte realiza estudos técnicos, testes operacionais e projetos-piloto com diferentes fabricantes para avaliar o desempenho dos ônibus elétricos nas condições da capital, considerando fatores como relevo, autonomia dos veículos e infraestrutura necessária para abastecimento.

Paralelamente ao processo de aquisição dos ônibus elétricos, a Prefeitura está concluindo a licitação para contratação de 27 carregadores elétricos, que serão responsáveis por garantir a operação da nova frota.

Do total de equipamentos previstos, 25 carregadores serão instalados nas garagens das concessionárias responsáveis pelo transporte coletivo, enquanto dois equipamentos ficarão em áreas públicas.

Os contratos também incluem garantia, assistência técnica e capacitação dos profissionais envolvidos na operação da nova tecnologia, abrangendo motoristas e equipes de manutenção. O objetivo é assegurar o funcionamento adequado tanto dos veículos quanto da infraestrutura de carregamento.

Com a homologação da licitação, Belo Horizonte avança para a implantação gradual da frota de ônibus elétricos no transporte coletivo. Além da renovação dos veículos, o projeto contempla investimentos em infraestrutura, treinamento de profissionais e suporte técnico para garantir a operação da nova tecnologia.

A iniciativa reúne ações voltadas à modernização do sistema de transporte público, à melhoria das condições operacionais e à redução dos impactos ambientais decorrentes da circulação de veículos movidos a diesel. A expectativa é que a implantação ocorra de forma gradual, acompanhando o cronograma de fabricação, entrega dos ônibus e instalação dos carregadores elétricos.