É preciso mudar o voto para mudar a política

É preciso mudar o voto para mudar a política

As eleições 2020 estão batendo em nossa porta, precisamos nos organizar e ficar atentos às práticas usuais dos candidatos que estão de olho em uma vaga na Câmara Municipal.

Tem um vídeo na Internet que alerta ao eleitor desatento com uma música: “Olha elas ai de novo para enganar o povo, olha ele ai para enganar vocês”. O assunto é sério, mas tratado com humor chamando atenção como agem os candidatos em relação ao eleitor.

Para mudar esse comportamento precisamos mudar a nossa escolha no momento de votar. Ainda encontramos pessoas que votam em troca de benefício pessoal, outros votam por que o candidato é seu amigo ou a pedido de um amigo que é candidato.
A eleição para vereador e prefeito tem uma característica especial. São eles os políticos mais próximos dos eleitores no momento de cobrar. Por isso temos que pensar e saber escolher em quem vamos confiar o nosso voto.

Alguns critérios devem ser levados em conta começando por aquilo que é essencial para você enquanto cidadão, para sua rua, seu bairro e região que mora. Procure identificar nos candidatos propostas que são pertinentes à função de um vereador ou prefeito e que tem coerência. Não se apegue naquilo que ele já fez, é obrigação do político com mandato zelar pela população. O político tem que dar respostas para os anseios da comunidade que ele representa.

Pesquise o histórico dos candidatos. O Google é uma fonte para sua avaliação, mas preste atenção qual a fonte você está pesquisando para não cometer erros. No caso de vereadores que buscam a reeleição é importante consultar o site da Câmara Municipal para avaliar como foi o mandato dele. A legislatura dos atuais vereadores de Belo Horizonte é um péssimo exemplo com casos corrupção. Outro site importante para consulta é da Justiça Eleitoral, e os sites Transparência de órgãos públicos, eles são confiáveis por ser oficial da esfera pública.

A postura ética profissional, pessoal e como o candidato se relaciona com sociedade são relevantes para você como eleitor avaliar as personas e se você esta alinhado com o discurso dele como candidato. O enunciado condiz com o comportamento do seu escolhido durante a sua vida? É importante que o bom candidato respeite às leis. Você tem afinidade com o pensamento do candidato? Ele pode ser seu amigo ou pessoa que circula na comunidade em que você mora e tê-lo como boa pessoa, mas você pode pensar diferente dele.

Conhecer o partido pelo qual o candidato está concorrendo é importante. Quais são as doutrinas, ideologia e as propostas que os partidários defendem. Este critério é o mais complexo, pois difícil encontrar no Brasil algum partido que não tenha político envolvido com algum ato ilícito.

Olhando para nossa região, uma coisa o eleitor tem que ficar atento. Na regional norte estamos costumados ver candidatos buscarem os votos aqui. Seja eleito ou não eles somem e aparecem quatro anos depois. Os que foram eleitos dizem que não foram procurados pela comunidade com suas demandas. Os que perderam a eleição voltam e dizem não deu para fazer nada porque não foram eleitos, “mas vamos tentar de novo que desta vez vai dar certo, vamos conseguir” e o eleitor acredita.

Eu defendo a necessidade de eleger um ou mais candidato que more e viva o cotidiano dos nossos bairros na regional norte. É necessário conhecer as propostas que tenham coerência e que esteja alinhada com a nossa região. Um bom candidato para nós é aquele que fez diagnostico da nossa região, conhece as nossas demandas e “dores” dos moradores. Esse candidato deve estar empenhado em buscar o desenvolvimento social e econômico da região e com isso apresentar proposta para transformar a nossa realidade.

Chega de aventureiros que não tem compromisso com a comunidade da Região Norte.
Será que não é o momento de uma pessoa que seja realmente da nossa região ter oportunidade? Seria possível nossa região ter um verdadeiro representante na Câmara Municipal como nosso vereador? É preciso mudar a nossa realidade e para começar temos que mudar o nosso voto diga NÃO aos oportunistas.

Reafirmo aquilo que disse há cerca de 20 anos ou mais, a Regional Norte é terra de ninguém politicamente. Candidatos vêm e buscam os votos e somem. É legitimo e democrático qualquer candidato pedir e fazer campanha por aqui como em qualquer parte da Capital Mineira. Moralmente deveriam ter o compromisso de servir. Mas é importante ser “Mais Região Norte” para mudar beagá!

Nunca disputei uma eleição, por acreditar que é preciso ter um vinculo com a região em que moro. Defendo o voto distrital misto (Este ano quase tivemos este sistema), para eleger um vereador que possa promover a transformação da região. É aqui que eu vivo e aqui é o meu lugar há 53 anos. Tenho na minha retina a transformação desta região. Podemos evoluir mais politicamente.

Deixo o meu apelo, vote preferencialmente em candidato a vereador que tenha história com a nossa região. Precisamos de um vereador para chamar “de nosso”. Infelizmente temos dois que moram na regional norte e só cuidam do seu quintal e mais um monte de candidatos paraquedistas.
O seu voto é para fazer a mudança que precisamos.
Fica essa reflexão.

Marcos Silva
Diretor e Editor