Vereadores visitam obra do Viaduto da Waldomiro Lobo

Vereadores visitam obra do Viaduto

Um dia após da visita do prefeito Fuad Noman (PSD) à obra do Viaduto na interseção das Avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado no bairro Guarani, recebeu a visita de políticos.  Desta vez a visita (12/7) foram de representantes da Câmara de Vereadores para de fiscalizar a execução da obra de acordo ao requerimento protocolado na Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços, assinam os vereadores: Loíde Gonçalves, Marcos Crispim, Cláudio Mundo Novo, Fernanda Altoé e Marialda Portela.  Participaram da visita os vereadores, Reinaldo Gomes Preto do Sacolão (MDB) e Loíde Gonçalves (Pode).

O cronograma da obra foi repassado por Morato aos vereadores Foto: @marcossilvabhz | JCA

Adriano Morato, diretor de infraestrutura da Sudecap, realizou apresentação do projeto para aos vereadores. Eles foram informados que cerca de 20% da obra está concluída com a implantação de blocos e pilares da alça Guarani. O investimento da Prefeitura é de R$105 milhões e deverá ficar pronta no segundo semestre de 2024. O financiamento é proveniente da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro.

Outras intervenções previstas para Av. Cristiano Machado foram apresentadas. São as obras da bacia próxima Estação BHBUS do São Gabriel para contenção de águas provenientes das chuvas, complexos de viadutos nas intercessões das avenidas Cristiano Machado com Sebastião de Brito, Waldomiro Lobo e as trincheiras próximas à Catedral Metropolitana Cristo Rei próximo ao shopping.

A obra segue o cronograma de execução com etapas para os períodos de estiagem e das chuvas, segundo explicou Morato. No momento a construtora está realizando todos os serviços de fundação e construção de pilares para aproveitar o período de estiagem das chuvas. Em breve serão colocadas as vigas de aço que susterão a pista. O cronograma foi elaborado para diminuir o impacto no fluxo do trânsito com a colocação das vigas de metal nos finais de semana para não comprometer o trânsito local com interdição das pistas. As intervenções no trânsito foram aprovadas pela BHTrans e o local será sinalizado.

Impacto e contra partidas

O ponto alto da apresentação foi o questionamento na construção das trincheiras próximo à Catedral Cristo Rei próximo ao Shopping Estação. O projeto é complexo em razão do canal do ribeirão Isidoro. A trincheira está prevista entre o canal que escoa a água da bacia de contenção de Venda Nova e a superfície do atual pista da Avenida Cristiano Machado.

O vereador Reinaldo Gomes Preto do Sacolão questionou ao diretor da Sudecap Adriano Morato, quais foram as contrapartidas que a Catedral e o Shopping estão contribuindo neste projeto.

Na avaliação do vereador Reinaldo Gomes o público previsto que visitara à Catedral é de 30 mil pessoas nos fins de semana incluindo as caravanas de romeiros. “É uma quantidade de pessoas semelhante (em dia de jogos) ao da Arena MRV do Galo no Califórnia, e lá o Atlético teve dar contrapartida para prefeitura mais de R$300 milhões” disse o vereador.

Morato explicou ao vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão os detalhes da nova ponte entre os bairros os bairros J. Guanabara e Xodó-Marize Foto: @marcossilvabhz | JCA

Para o vereador Reinaldo Gomes o Shopping Estação e a Catedral Cristo Rei tem que participar com alguma contrapartida para o município na construção das trincheiras que darão acesso para Venda Nova e nas duas direções (Centro bairro / bairro Centro) da Av. Cristiano Machado. O projeto ainda não está pronto, mas prefeito Fuad anunciou que será construído um bulevar dependendo da viabilidade técnica em razão do canal do Ribeirão Isidoro que passa debaixo da Cristiano Machado. Acreditando que é oportuno a Câmara Municipal fazer alguma intervenção para agregar melhorias para região, o vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão encaminhou o pedido de informação para Prefeitura sobre a contrapartida do empreendimento da Catedral.

Para criar uma alternativa de acesso à Catedral Metropolitana Cristo Rei, o vereador Reinaldo Gomes propôs que a Catedral e o Shopping assuma a construção de uma nova ponte entre os bairros Jardim Guanabara e Juliana – Xodó Marise. Atual ponte sobre o ribeirão Isidoro no final da Rua Geraldo Ferreira de Abreu. Atual ponte por ser estreita só comporta a passagem de um veículo por vez na transposição entre as duas margens.

A construção das trincheiras possibilita a criar um bolevar entre o shopping e a Catedral Foto: @marcossilvabhz | JCA

A Catedral

A construção da Catedral Metropolitana Cristo Rei iniciou em 2013 em um terreno de 24 mil metros quadrados. O projeto de arquitetura foi último executado por Oscar Niemeyer (2006) para Belo Horizonte. São projetos dele o prédio (de 1953) envidraçado do antigo Bemge na Praça 7 no centro da cidade. A Igreja de São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha), Iate Tênis Clube, Casa do Baile e Museu de Arte da Pampulha foi inaugurado em 1943 e tornou-se Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, em 2016. Outras edificações projetadas por Niemeyer estão espalhadas pela cidade.

A Catedral foi concebida para receber um público de 5 mil pessoas assentadas. São três pavimentos com a nave tem uma estrutura de 100 metros de altura que o arquiteto definiu como pórticos (colunas) da Verdade e da Justiça, que simbolizam mãos em posição de oração. São comuns as citações de Niemeyer falar da sua descrença a religião, porem ela sempre lhe serviu de inspiração para arquitetura.

Redação e Fotos: @marcossilvabhz

redacao1@comunidadeemacao.com.br

Compartilhe esta notícia. Faça parte da nossa Comunidade

no WthatsApp: Clique Aqui