Tupinense comemora 1 ano da vitória da Copa Itatiaia
Tupinense comemora um ano do grande título da sua história, campeão da Copa Itatiaia. Para marcar a data o clube apresenta novo presidente e traça metas para repetir o feito. Mas antes terá que superar algumas dificuldades, entre elas recuperar o campo danificado pelas chuvas do início de 2020.
Tupinense comemora um ano do grande título
Há um ano o Tupinense conquistava o título mais importante da sua história, a 59ª Copa Itatiaia, ao vencer o Juventos de Brumadinho, o campeão da Chave Metropolitana. Foi à primeira vez em que um clube amador da Capital aplicou uma goleada na final em um time do interior, conta Luiz Eduardo Ferreira (Dudu), diretor do Tupinense, ressaltando ainda que os clubes Região Metropolitana que disputam a Copa têm estrutura semelhantes de clubes profissionais incluindo a financeira.
O jogador destaque da partida foi Vivi, que fez três gols pelo tricolor do bairro Tupi. Ele abriu o placar aos 9 minutos, e marcou mais dois gols no segundo tempo, aos 22 e 25 min, ainda marcaram pelo Tupinense o jogador Allan, aos 27min do primeiro tempo, e Pedrinho, aos 41min do segundo tempo. O gol de honra do Juventos foi aos 44 minutos do primeiro tempo na cobrança de pênalti feita por Juninho Neymar.
A 60ª edição da Copa Itatiaia foi adiada em razão das restrições da pandemia da Covid-19. Pois essa suspendeu o campeonato de futebol amador da Capital promovido pela Federação Mineira de Futebol (FMF), que é seletiva para a Copa Itatiaia, promovida pela Rádio Itatiaia. Por isso a Taça Transitória de Campeão Geral permanece com o time bairro Tupi.
A Copa Itatiaia é o título mais importante dos 55 anos do Tupinense. Na sua história o clube tem outros títulos importantes como: bicampeão da Copa Itatiaia na chave Belo Horizonte, vice geral da Copa Itatiaia, quando perdeu para o CAP de Matosinhos na edição de 1994. Nas categorias de base o Tupinense também coleciona títulos de campeonatos promovidos pela FMF e Prefeitura de Belo Horizonte, como a Copa Centenário. Além disso, a categoria de base do Tupinense cedeu jogadores para a seleção que representou o Brasil na Copa Internacional de Futebol de El Salvador, Coinfes 2011, que reuniu nove países das Américas.
A conquista do título segundo Dudu, que era o presidente interino, contou parcerias importantes com o comercio do bairro, moradores e de diretores do clube, que iniciaram o trabalho em 2018. “Os frutos vieram em 2019/2020” conta o Dudu, com o título geral da Copa Itatiaia. Foram sete jogos, com uma derrota em casa no primeiro jogo e seis vitórias. Tupinense 0 x 1 Céu Azul; Itatiaia 0 x 2 Tupinense; Tupinense 3 x 0 São Bernardo; Pitangui 1 x 2 Tupinense; Tupinense 3 x 1 Nacional; Tupinense 1 x 0 Verona; Tupinense 5 x 1 Juventos.
Dudu conta que o segundo jogo foi determinante na arrancada rumo ao título, “se a gente perdesse o jogo contra o Itatiaia estaríamos fora”. Ele também disse que a derrota no primeiro jogo deixou o time desolado e que foi necessário levantar a “moral dos jogadores”, contando com a união dos jogadores e do treinador Jesus que “teve o grupo não mão”. Dudu destaca a importância da participação de todos os jogadores na conquista do título, e que acha injusto destacar um ou outro jogador, mas ele fala do goleiro Marlon, do artilheiro Vivi e do Tom, este foi o reforço somente para disputar a Copa “foi uma família”.
Novo presidente
O Tupinense tem novo presidente a partir deste ano, Jean Paulo assume com o compromisso de dar continuidade ao bom trabalho que a diretoria anterior vinha exercendo. Como meta Jean fala em “construir uma praça de esporte na sede (campo) do Tupinense” que foi danificada pelas chuvas no início do de 2020 e será recuperado. No futebol objetivo é conquistar o título de campeão do amador no campeonato da FMF que o Tupinense ainda não tem e repetir o feito na Copa Itatiaia. E dará atenção especial a categoria de base, que segundo Jean, foi por onde ele começou como torcedor e posteriormente atuar como diretor da categoria do juvenil. Ele quer manter a tradição de formar bons times, mas também se preocupa com a questão social. “A categoria de base (do Tupinense) é bonita, do Chupetinha ao Juvenil eles ganham tudo” diz o novo presidente.
A pandemia quebrou o ritmo do trabalho do time “que vinha embalado” principalmente para quem gosta do futebol amador, explicou Jean. Ele fala em manter as parcerias e o apoio da diretoria e dos comerciantes locais, pois manter o futebol que tem custo muito alto. A diretoria tem feito reuniões para definir os objetivos de 2021 entre ele formar um time para vencer a Copa Itatiaia novamente.