Chuvas preocupam os moradores

Chuvas preocupam os moradores

Com a chegada do período das chuvas a comunidade fica em alerta com a possibilidade de deslizamento, de desabamentos dos barrancos e das consequências nas residências. Entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020 moradores do bairro Tupi passaram por problemas, em vários pontos do bairro casas desabaram por causa da queda de barrancos e outras ficaram ameaçadas.

O morador Cristóvão Guerra Cassimiro procurou o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO em busca de informações, ele está preocupado com o barranco no fundo de sua casa na divisa do Estádio Isaías Gouher (Campo do Tupinense). Ele relata que durante as chuvas de janeiro 2020 parte do barranco caiu colocando em risco a sua casa. Cristóvão procurou à Coordenadoria da Regional Norte e a Defesa Civil para reclamar da falta de manutenção e prevenção do barranco que ameaça cair.

A Prefeitura informou ao Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO que “a obra de contenção na Rua Gil de Moraes de Lemos, ao lado do Campo do Tupinense, está incluída no Plano de Obras do Município e atualmente o empreendimento está na fase de estudos internos”.

Na Defesa Civil constam três ocorrências este ano para atender demandas na Rua Nelson Hungria e Gil Moraes de Lemos, relacionadas a deslizamentos do barranco. “Os moradores foram notificados quanto aos riscos e a não expor suas vidas a qualquer tipo de perigo. Em caso de novas ameaças a Defesa Civil deve ser acionada através do telefone 199. E que não foram encontradas ocorrências nas ruas Zequinha de Abreu e Jorge Amado”.

A Defesa Civil recomenda a população redobrar atenção, evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva. Não atravessar ruas alagadas, nem deixar crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos e a não estacione veículos debaixo de árvores e uma atenção especial em áreas de encostas e morros. Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos, em casos dessa ocorrência ligar para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199). Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil (199). Em caso de raios: não permaneça em áreas abertas e altas, não use equipamentos elétricos.

Emissão de Alertas via SMS

A Prefeitura informa que aos moradores da Regional Norte podem receber os alertas de risco de desastres naturais por SMS na plataforma 40199. O usuário de celular precisa se cadastrar para receber os alertas de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto (SMS) com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.

Para Prefeitura a divulgação de alertas é parte indispensável das ações preventivas e possui foco na mitigação dos riscos. A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil por meio do Instagram, Twitter, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço “defesacivilbh”.