É neste domingo, dia 18 de setembro, a partir das 9 horas terá, no Parque Nossa Senhora da Piedade na Zona Norte da capital mineira, a terceira edição do Movimento Belo Horizonte Mais Feliz.
Nesta edição estão previstas atrações como oficinas de circo, capoeira e dança, shows, biblioteca ao ar livre, feira de livros e plantio de flores e árvores, para celebrar a chegada da primavera.
Além da diversão no Movimento Belo Horizonte Mais Feliz deste domingo, os pais poderão vacinar os filhos de 1 a 4 anos contra a poliomielite – a chamada paralisia infantil nas Tendas da Saúde instalada no Parque.
A programação inclui aferição da pressão arterial, medição da glicemia capilar e consultoria com nutricionista.
O destaque deste domingo será para a celebração à primavera com os
plantios coletivos de flores e árvores e com uma ação muito legal que a distribuição de Joaninhas além de plantas de ervas medicinais.
O prefeito Fuad Nomam em entrevista ao Jornal Comunidade em Ação fez um convite especial para os moradores da Regional Norte
Esta é a terceira edição do Movimento Belo Horizonte Mais Feliz promovido pela Prefeitura. A programação completa do Movimento neste domingo (18/09) a partir das 9 horas no Parque Nossa Senhora da Piedade no bairro Guarani.
Programação:
10:00 – Celebração à Primavera – Plantio coletivo de flores e árvores, distribuição de Joaninhas, sementes de árvores e ervas medicinais – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica
10:00 às 13:00 – Mascotes da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte
Na Quadra 1
9:30 às 10:00 – Pocket Show – Roots Family
10:00 às 10:40 – Oficina de Capoeira e Samba de Roda – Quilombo Manzo Ngunzo Kaiango
10:40 às 11:20 – Oficina de Forró – Prof. Volnei
11:20 às 12:00 – Pocket Show de Moda de Viola: Caíque Miguel
12:00 às 13:00 – Pocket Show de Pisadinha e Sertanejo – Nathy Bhering
13:00 às 13:40 – Pocket Show Rap: Daniel CF
Na Quadra 2
9:30 às 14:00 – Tenda da Saúde: Vacina oral contra Poliomielite (VOP), aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar – Secretaria Municipal de Saúde
Pergolado
9:30 às 10:30 – Pinturinha de Mãos – com Maria Eunice
10:00 às 11:30 – Brinquedos e Brincadeiras – Escola Livre de Artes – Secretaria e Fundação Municipal de Cultura
Hall de entrada
9:00 às 12:00 – Exibição da série de vídeos “Cabines de Memórias: histórias da nossa gente”
O parque
Inaugurado em junho de 2008 com 58 mil metros quadrados no limite dos bairros Aarão Reis e Guarani em uma região conhecida como Tabocas. A sua teve a participação efetiva da comunidade local para ser implantado, foi uma obra do Programa de Recuperação Ambiental Drenurbs/Nascentes. O local era um fundo de vale onde corria no córrego que recebia grande parte esgoto da região. O projeto de recuperação começou em um projeto transformador da Escola Municipal Hélio Pellegrino e integrado ao Intercambio Brasil Argentina que envolveu a escola da Argentina.
Para fazer a recuperação ambiental e criar o parque houve uma grande mobilização da sociedade e poder público com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que investiu R$22,8 milhões investidos em desapropriação e remoção de famílias, limpeza do córrego e projeto paisagísticos. As árvores frutíferas dos antigos quintais foram mantidas, sendo acrescidas outras espécies. Um grande lago foi criando no local a partir das nascentes que compões o córrego Nossa Senhora da Piedade que compõe a bacia do Ribeirão do Onça.
A participação da comunidade foi determinante na criação do Parque que contou com o apoio do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO além de diversas lideranças sociais da região.
O parque tem espaços para recreação infantil, exercícios físicos e pista de skate. Funcionam de terça a domingo de 7h às 17h.
Reportagem e foto: Marcos Silva | JCA
@marcossilvabhz
Reportagem: redacao1@comunidadeemacao.com.br