UREGENTE – Prédio desaba no bairro Planalto

Um prédio residencial desabou na madrugada desta quarta-feira (21) por volta das 4h50, segundo o registro das ocorrências no Corpo de Bombeiros. O imóvel fica na Rua Nilo Aparecida Pinto, número 425, no bairro Planalto, na regional Norte de Belo Horizonte. Com o desabamento, uma casa vizinha ao prédio também foi atingida e teve parte da estrutura danificada.  

Prédio em construção | Reprodução do Google Maps

Segundo relatos de vizinhos do prédio de cinco andares pertence a uma família e a obra, iniciada em 2014, estava sendo concluída. Somente duas famílias moram no prédio. Há cerca de uma semana o elevador foi instalado, o que permitiu o casal, Francisco e dona Lourdes, e duas filhas mudaram para a cobertura do prédio. A dona Lourdes foi a vítima que foi óbito, o sr. Francisco e a filha Alessandra*, de 40 anos aproximadamente, especial com síndrome de down ficaram feridos foram socorridos pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) conduzida para o hospital Odilon Behrens. Uma quarta vítima, também que é filha do casal citada pelas autoridades envolvidas na ocorrência, foi socorrida para o hospital Risoleta Neves. Às três vitimas foram retiradas por volta das 6h40 com vida e conscientes dos escombros.

*Errata: Ao contrário do que publicamos acima, o Francisco (cadeirante) faz parte do Terço dos Homens. Lurdes, esposa de Francisco, retirada sem os sinais vitais dos escombros, era ministra da Eucaristia (ambos da comunidade da Igreja Nossa Senhora da Paz), Lurdes tinha dedicação exclusiva a filha Françoise que é portadora de síndrome de Down. A filha Alessandra é que cuidas dos interesses da família, segundo informou Humberto Guimarães, amigo da família. 

As causas do acidente ainda serão investigadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a construção era recente e apenas duas famílias viviam no local, apesar de apenas um grupo familiar estar no prédio na hora em que ele caiu. A Polícia Técnica da Polícia Civil deverá investigar o motivo desabamento. A Defesa Civil fará avaliação e laudo da casa ao lado atingida.

Prédio desaba no bairro Planalto
Prédio desaba no bairro Planalto – Foto; Divulgação / PMMG

A hipótese de o prédio ter desabado em razão das obras de recapeamento de ruas em torno do imóvel por uso de máquinas pesadas inicialmente não foi possível afirmar. A explicação foi do Coronel Waldir da Defesa Civil em entrevista ao Jornal Bom Dia Minas da Rede Globo.

O casal são pessoas atuantes na comunidade da Igreja Nossa Senhora da Paz que fica na praça do mesmo nome onde o prédio que desabou fica de frente. A reportagem do Comunidade em Ação apurou que o casal é ministros da Eucaristia, o que e causou comoção entre os vizinhos por ser muito queridos por todos, relata um dos moradores.

Foram empenhadas 10 viaturas do Corpo de Bombeiros, dentre elas, equipes especializadas do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), a mesma que atuou em Brumadinho.

Na casa vizinha ao prédio que foi atingida parcialmente com desmoronamento não houve vítimas, os moradores estão em viajando. 

 

Da Redação: 

redacao1@comunidadeemacao.com.br

Conteúdo revisado às 15 horas