Reunião no #crasprovidencia

Guarda Municipal intensificará as rondas CAC

A reunião para definir situação do Espaço Cidadania BH Providência, o antigo CAC Providência, convocada pela comunidade, não resolveu o problema de vandalismo do local. Cerca de 150 pessoas participaram da reunião o salão do Espaço Cidadania BH Providência. Estiveram presentes os representantes da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Coordenadoria Municipal Regional Norte, diretorias regionais da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Guardam Municipal.

Reunião no #crasprovidencia
Os vestiários da praça de esportes estão depredados e sem a mínima condição de uso Foto: @marcossilvabhz | JCA

Pessoas da comunidade estavam preocupadas com destino seria dado ao equipamento da Prefeitura. O motivo foi um áudio circulou nos grupos de Whtsapp.  A informação era que a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estava desativando as atividades da Academia da Cidade e outros programas para acomodar pessoas em situação de rua no local. Segundo conseguimos apurar, seriam as pessoas que estão em situação de rua em frente ao Abrigo São Paulo na entrada do bairro 1º de Maio.

Outro problema colocado pelos moradores são as constantes depredações do equipamento do município (leia a matéria neste link) , roubos de fiação elétrica, torneiras, portas de vestiários das quadras de esporte e do campo de futebol. As reclamações foram relatadas por moradores que revezavam ao microfone dizendo que o local virou ponto de consumo de drogas e a situação de abandono do local. Também teve reclamação de outros problemas do bairro.

 

 

O coordenador da Regional Norte, Wellington Silveira, desmentiu que a prefeitura tinha esta intenção de transferir as para Espaço Cidadania BH Providência. Reconheceu que existe o problema da depredação e a necessidade de uma reforma no local e o restabelecimento da energia para retomada dos projetos sociais e esportivos.

Quanto ao campo de futebol e as quadras, o representante alegou que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) não dispõe de recursos para reformar toda a estrutura e que eles dependem da Sudecap. O que SMEL consegue eventualmente fazer pequenos reparos por ter um orçamento muito reduzido.

Em 2009 o Centro de Atividades Comunitária (CAC),  e passou ser o Espaço Cidadania BH Providência, tem gestão compartilhada desde 2009. O local tem equipamentos das secretarias da Educação, Saúde, Esporte e Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania. No Espaço Cidadania BH Providência tem o Centro de Referência do Idoso.

Depois de muito tumulto na reunião, houve a proposta da Coordenação da Regional para formar uma comissão com cinco pessoas da comunidade, para com representantes da Prefeitura buscar uma solução do problema e apresentar para os moradores do bairro.

Reunião no #crasprovidencia
Os usuários reclamam do abandono Espaço Cidadania BH Providência  Foto: @marcossilvabhz | JCA

O que diz a Prefeitura

Procuramos a Prefeitura que enviou uma nota ao portal COMUNIDADE EM AÇÃO.

“A Prefeitura de Belo Horizonte esclarece que a Guarda Municipal atua de forma a garantir a segurança dos cidadãos e do patrimônio público nas praças, parques, unidades de Saúde, escolas municipais e demais equipamentos da PBH, em todas as regiões da capital, estendo essa proteção ao entorno dos próprios municipais, com rondas periódicas preventivas a pé e em viaturas.

No CRAS Providência, na Regional Norte, não é diferente. No entanto, sensível ao pedido da população, a Guarda Civil Municipal informa que irá intensificar ainda mais suas rondas no local. A corporação destaca que participou, inclusive, da citada reunião com a população local, realizada no dia 2. Os esforços para garantir a segurança e preservação do espaço estão entre as prioridades da equipe local.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer é responsável pelos brinquedos e já determinou que a Diretoria de Infraestrutura Esportiva e de Lazer, solicite uma equipe técnica para vistoria e reparos necessários. (sic)”

Em relação aos equipamentos danificados e a falta de energia elétrica, não houve resposta da Prefeitura de Belo Horizonte.

Redação e Fotos: @marcossilvabhz

@redacao1@comunidadeemacao.com.br

 

Compartilhe esta notícia. Faça parte da nossa

Comunidade no WthatsApp: Clique Aqui