CAC Providencia BH

CAC Providência está abandonado

A situação de abandono do antigo Centro de Apoio Comunitário Providência (CAC Providência) na Zona Norte de Belo Horizonte mobiliza a comunidade. O espaço vem sendo depredado e não recebe manutenção por parte do município segundo informações da comunidade local. Um morador e usuário do espaço denunciaram, informou a nossa reportagem na condição de permanecer em anonimato, que o local virou ponto de consumo de drogas.

No CAC Providencia vândalos estão roubando
No CAC Providencia vândalos estão roubando cabos de energia Foto: @marcossilvabhz b| JCA

Há cerca de dois meses ladrões estão invadindo o local para roubar a rede elétrica do imóvel, incluindo o medidor de energia da CEMIG. Segundo relato do Antônio Carlos (Pulguinha), diretor do Providência Futebol Clube, o roubo dos cabos de energia inviabilizou o uso do campo e das quadras de esporte.

Das vezes que roubaram os fios e caixa da Cemig nós do time compramos do nosso bolso e colocamos no local, mas roubaram de novo”, conta o Pulguinha. Outro dano relatado pelo diretor do clube foi o arrombamento do vestiário com os ladrões levaram o material esportivo do time. Pulguinha conta também que roubaram as torneiras e as portas dos banheiros e danificaram a caixa d’água. Uma turma de vândalos usou a caixa d’água que fica na laje para tomar banho.

O Centro de Convivência do Idoso programa da Prefeitura também está prejudicado com o vandalismo. O espaço que funciona a Academia da Cidade também está às escuras devido ao roubo dos fios elétricos. Em vídeos que circulam em um grupo de WhatsApp moradores reclamam da falta de atenção do poder público com o CAC Providência.

Em busca de solução a comunidade convocou pela segunda vez para uma reunião os moradores e a população. A primeira reunião para o dia 24 julho foi cancelada, sendo remarcada para está quarta-feira (2/8) às 14 horas. Um convite foi encaminhado à Coordenadoria da Administração Regional Norte.

A creche teve que isolar a caixa d’água para não servir de “piscina” de vândalos Foto: @marcossilvabhz | JCA

O equipamento foi um espaço de referência para comunidade da Zona Norte e tem em sua história a luta de moradores os bairros Minaslândia, Primeiro de Maio e Providência. Em busca de qualidade de vida para população em torno, um dos primeiros projetos do CAC Providência foi a Feira de Cultura. Nele surgiram nomes importantes do circuito artísticos de Belo Horizonte como Maurício Tizumba, Gil da Mata e Efraim da Maia, entre outros.

 

Com mais de 45 anos de funcionamento a população tinha no CAC biblioteca, cursos incluindo informática e alguns eram profissionalizantes e oficinas. Outro projeto que funcionou por anos no CAC Providência foi o Grupo de Convivência da Terceira Idade Turminha Alegre. Premiado por diversas vezes por desenvolver o resgate da cidadania do envolvia cerca de 400 idosos no auge do projeto.

Em conversa com fontes da Prefeitura, a reportagem do portal COMUNIDADE EM AÇÃO apurou que CAC Providência não existe mais. Em 2009 foi transformado em Espaço BH Cidadania Providência e na atual estrutura do equipamento funciona dividida com o CRAS Providência, sendo da área social, a Creche Abelhinha Dourada conveniada com a Secretaria de Educação. A Secretaria de Esporte é responsável pelo campo de futebol e quadras esportivas e o Centro de Saúde Providência com a Secretaria Municipal de Saúde. Cada Secretaria do município gerencia o seu equipamento.

No dia 24/07 a Guarda Cível da PBH esteve no local, naquela madrugada os ladrões roubaram os cabos de energia do CAC Foto: @marcossilvabhz b| JCA

Consultamos o site da Câmara Municipal e existe emenda parlamentar de R$80 mil para ser investido no CRAS Providência e não contempla toda estrutura do antigo CAC Providência.

A reunião será no CAC Providência: Rua São Sebastião, 140 – Minaslândia | 14 horas.

Redação: Marcos Silva

redacao1@comunidadeemacao.com.br

 

Compartilhe esta notícia. Faça parte da nossa

Comunidade no WthatsApp: Clique Aqui