Centro de Saúde MG20 terá duas unidades

Redação: Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br

Diante da mudança de endereço da unidade de saúde os usuários, anteriormente insatisfeitos, conseguiram uma vitória com a manutenção do Centro de Saúde MG20 no atual endereço e o mesmo poderá funcionar em dois locais.

A informação foi passada pelo Vereador Bruno Miranda (PDT) que fez a interlocução dos moradores, junto com a vereadora Marialda Portela (Cidadania), com prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) para solucionar o problema.

Centro de Saúde funcionará com um anexo para melhor atender aos usuários

Diante da mudança urgente de endereço da unidade de saúde, os usuários, anteriormente insatisfeitos , conseguiram uma vitória com a manutenção do Centro de Saúde MG20 no atual endereço ee recebendo mais um local para atendimento.

A informação foi passada pelo Vereador Bruno Miranda (PDT) que fez a interlocução dos moradores, junto com a vereadora Marialda Portela (Cidadania), com prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) para solucionar o problema.

Continua depois da publicidade


 

O Bruno Miranda conta que tomou conhecimento da demanda inicialmente pelas redes sociais e em seguida recebeu um abaixo-assinado de moradores que reclamaram da decisão da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

Bruno Miranda (d), Alexandre Kalil e Marilda Portela durante encontro na Prefeitura – foto: reprodução rede social

Alegação dos usuários contrários à mudança de local foi a distância do futuro endereço para os moradores dos bairros Monte Azul, Ribeiro de Abreu e Conjunto CBTU, Novo Lajedo e Maria Tereza. Além da falta de transporte regular até o conjunto Parque do Cerrado.

“Essa demanda chegou ao nosso gabinete pelas redes sociais e um abaixo-assinado com um número grande de assinaturas dos usuários do Centro de Saúde MG20 insatisfeitos com a distância do local proposto para nova unidade. Segundo eles esta medida não foi devidamente discutida com a comunidade e com a Comissão Local de Saúde e eles estavam insatisfeitos com a mudança que foi proposta da construção do centro de saúde.”, disse o vereador Bruno Miranda entendendo quem poderia solucionar a questão era o prefeito.

O vereador explicou que foi uma decisão da Prefeitura em não desapropriar o atual imóvel dentro da Parceria Público-Privada (PPP) Saúde BH para construir a nova unidade de saúde mais ampla e optaram em construir no terreno institucional que a Emcamp cedeu atendendo à legislação na aprovação do empreendimento Parque Cerrado no limite de Belo Horizonte com Santa Luzia. A PBH não dispõe de outro terreno na região para erguer a nova unidade.

O vereador reuniu com os moradores e levou o problema ao Prefeito Kalil que recebeu os representantes da comunidade da área de abrangência do Centro de Saúde. O Prefeito se comprometeu de não fazer nada sem anuência dos moradores. Em um vídeo postado nas redes sociais do vereador Bruno Miranda, Kalil afirmou que tudo será feito de acordo com o desejo da população e que o atual prédio da CSMG20 seria reformado.

A solução encontrada pela Prefeitura foi a de manter Centro de Saúde MG20 com duas unidades, sendo que o atual prédio, depois de reformado, passaria ser um anexo da sede que será construída no Parque Cerrado. Esta informação foi passada ao vereador Bruno Miranda, o colegiado dos representantes e Comissão Local de Saúde na reunião na Secretaria Municipal de Saúde. A justificativa, segundo o vereador, se a Prefeitura desistisse de construir a nova sede seria de pagar uma multa prevista em contrato com a Saúde BH.

Parque Cerrado terá a nova sede do Centro de Saúde MG20 – foto: Google Maps

“Tivemos uma reunião com o secretário de Saúde que disse que a não construção e não cumprimento de prazo dentro do contrato da PPP para a construção do Centro de Saúde MG20 no Parque Cerrado implicaria em uma multa para Prefeitura de mais de um milhão de reais. Ele fez a proposta para lideranças, para o colegiado de manter a unidade do MG20 atual como anexo com todos os serviços, com farmácia, enfermagem e consultas médicas, obviamente atendendo parte da comunidade mais próximos e construindo assim, construir o outro centro de saúde (no Parque Cerrado) ou seja as duas unidades funcionarão paralelamente o que foi acolhido pela comunidade que está em fase de avaliação pela comunidade, mas que em primeiro momento entendeu como positivo já que o Centro de Saúde continuaria funcionando e a população ganharia outro centro mais moderno” disse o vereador acrescentando que a novo prédio terá melhor infraestrutura prevista na parceria.

Para os moradores dos bairros Maria Tereza e Monte Azul a distância é a mesma e possibilita atendimento em qualquer uma das duas unidades de saúde. Na atual unidade que tem promessa de reforma, mantêm-se parte dos usuários e os demais serão atendidos na futura sede.

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO procurou da Secretaria Municipal de Saúde para manifestar sobre o assunto, a assessoria não respondeu até o encerramento da matéria.

Saúde BH

A Saúde BH é uma empresa de prestação de serviços não assistenciais no Centros de Saúde como: limpeza e conservação, manutenção predial, segurança patrimonial, engenharia clínica e gestão de utilidades.

A PPP é resultado de uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) desenvolvida e colocada em prática pela Secretaria Municipal de Saúde sob a forma de licitação pública. A empresa vencedora da licitação pelo menor preço recebe a concessão para construção e a administração de 40 Centros de Saúde ao longo de 20 anos.

A construção do primeiro Centro de Saúde foi iniciada em abril de 2019 e finalizada em dezembro de 2019. A expectativa é que todos os 40 Centros de Saúde estejam em funcionamento no primeiro semestre de 2022.

A Prefeitura entra na parceria com o terreno e os funcionários da saúde, a Saúde BH (empresa privada)recebe um valor mensal em compensação pela infraestrutura e gestão do imóvel. No final do contrato as benfeitorias no imóvel são incorporadas ao patrimônio público pela Prefeitura.