Vacinação em BH: Prefeitura realiza Dia D com 155 pontos e alerta para baixa cobertura vacinal

Vacinação em BH: Dia D abre 155 postos neste sábado para reforçar proteção contra a gripe

A vacinação em BH será reforçada neste sábado (20) com a realização do Dia D da Multivacinação, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ao todo, 155 pontos de vacinação estarão abertos, das 8h às 17h, para atender a população, com foco na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos e na ampliação da cobertura vacinal contra a gripe. A mobilização ocorre diante da previsão de queda nas temperaturas e do aumento dos atendimentos por doenças respiratórias na capital.

Segundo a Prefeitura, além dos 154 centros de saúde, o Centro de Atenção à Saúde do Viajante também estará disponível para aplicação das vacinas. A iniciativa busca ampliar o acesso da população aos imunizantes e fortalecer a prevenção de doenças, principalmente entre os grupos mais vulneráveis.

Durante o Dia D, todas as doses serão aplicadas conforme a análise da situação vacinal de cada criança ou adolescente. Para isso, pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, além de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço residencial, permitindo a conferência e atualização dos registros.

A campanha contempla diversas vacinas previstas no calendário de imunização, entre elas:

  • Influenza (gripe);
  • Rotavírus;
  • Poliomielite;
  • Hepatites A e B;
  • HPV;
  • Febre amarela;
  • Meningocócica ACWY;
  • Pneumocócica 10;
  • Pentavalente;
  • Tríplice viral.

As vacinas BCG e contra a Covid-19 continuam sendo aplicadas conforme critérios específicos de público e locais definidos pela rede municipal.

Desde o início da campanha, em 1º de junho, mais de 42 mil doses já foram aplicadas em Belo Horizonte, sendo 14 mil apenas contra a gripe.

A realização do Dia D acontece em um período de previsão de temperaturas mais baixas. Conforme informado pela Prefeitura, a mínima prevista para esta sexta-feira (19) é de 10 graus, cenário que aumenta a preocupação com a circulação de vírus respiratórios.

A administração municipal destaca que a vacina contra a gripe é considerada a medida mais eficaz para prevenir casos graves da doença, reduzir internações e salvar vidas, especialmente entre crianças, idosos e gestantes.

O secretário municipal de Saúde, Miguel Duarte, afirmou que a mobilização busca facilitar o acesso da população aos imunizantes.

“O Dia D é uma grande oportunidade para aproximar ainda mais a vacinação da rotina das famílias e garantir que nenhuma criança ou adolescente fique desprotegido. Estamos mobilizando toda a rede municipal de saúde para oferecer acesso facilitado, ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção de doenças em toda a cidade. Cuidar da vacinação é cuidar do presente e investir em um futuro mais saudável para a nossa população”, declarou.

Além da mobilização deste sábado, a Prefeitura realizará uma nova ação no domingo (21), voltada para a vacinação contra a gripe.

A aplicação ocorrerá na Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Soares Canedo, localizada na Avenida Capim Branco, 157, no Bairro Vista Alegre, na Regional Oeste. O atendimento será realizado das 8h às 13h.

A Prefeitura também faz um alerta diante do aumento dos atendimentos relacionados às doenças respiratórias em Belo Horizonte.

Somente neste ano, os centros de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram mais de 279 mil atendimentos relacionados a essas doenças.

Até o dia 9 de maio, também foram contabilizados 6.220 pedidos de internação, sendo:

  • 2.791 de pessoas com 60 anos ou mais;
  • 1.599 de crianças menores de quatro anos.

Apesar da disponibilidade das vacinas, a cobertura vacinal permanece abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Os índices atuais informados pela Prefeitura são:

  • 58,3% entre idosos;
  • 44,7% entre gestantes;
  • 43,7% entre crianças de seis meses a menores de seis anos.

Os dados mais recentes apresentados pela Prefeitura reforçam a necessidade da ampliação da vacinação.

Belo Horizonte registrou 180 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desse total, 147 ocorreram entre idosos e quatro entre crianças menores de quatro anos, incluindo três bebês com menos de um ano de idade.

Para o secretário Miguel Duarte, a campanha reafirma o compromisso da gestão municipal com a prevenção.

“Nossa gestão trabalha diariamente para proteger a vida e garantir que a população tenha acesso a um cuidado de saúde cada vez mais próximo, eficiente e humanizado. A vacinação é um gesto simples, mas que faz toda a diferença, porque evita complicações, reduz internações e preserva vidas. Estamos mobilizando toda a rede municipal para que ninguém fique desprotegido neste período de maior circulação dos vírus respiratórios.”

A subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde, Thaysa Drummond, também ressaltou a importância da imunização dos grupos prioritários.

“Manter uma boa cobertura vacinal dos grupos prioritários pode evitar complicações e salvar vidas. Crianças, idosos e gestantes precisam buscar a vacinação o quanto antes, para estarem protegidos neste período de maior circulação dos vírus respiratórios.”

Com a abertura de 155 pontos de vacinação, a Prefeitura de Belo Horizonte pretende facilitar o acesso da população aos imunizantes e aumentar a cobertura vacinal entre crianças, adolescentes e grupos prioritários. A estratégia também busca reduzir a ocorrência de casos graves de doenças respiratórias, diminuir internações e ampliar a proteção coletiva durante o período de maior circulação de vírus.

A atualização da caderneta de vacinação e a adesão à campanha contra a gripe são apontadas pela administração municipal como medidas essenciais para fortalecer a prevenção e proteger a saúde da população.