Vacinação contra a Covid-19 para público infantil no feriado do dia 21 de abril

 A Prefeitura de Belo Horizonte promoverá ações de repescagem para vacinação do público infantil contra a Covid-19 no feriado de 21 de abril. As aplicações, seja para primeira ou segunda dose, serão exclusivamente para as crianças de 5 a 11 anos e acontecerão no Parque Municipal das Mangabeiras, na região Centro-Sul da cidade, e Guanabara, na Pampulha.

O horário de funcionamento em cada um dos locais será distinto, sendo de 9h às 15h, no Parque das Mangabeiras, e de 11h às 17h, no Parque Guanabara. A mobilização é para aumentar a cobertura vacinal do público que, no momento, está em 33,1% em relação à segunda dose.

“Durante este feriado vamos disponibilizar a vacinação em dois locais estratégicos, visando ampliar o acesso das pessoas para a atualização da situação vacinal das crianças. É muito importante que os pais ou responsáveis se conscientizem e levem os filhos, já que com a vacina é possível evitar as formas mais graves da Covid-19”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro. 

 Vale ressaltar que para o acesso ao Parque das Mangabeiras, é necessária a vacinação contra a febre-amarela, com data mínima de 10 dias anteriores à visita. Caso o visitante não esteja com o comprovante, deverá preencher uma declaração no local. Menores de 9 meses, por não poderem ser imunizados contra a doença, não podem acessar os espaços.  

 Para se vacinar, as crianças de 5 a 11 anos devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização de para vacinação, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis.

Vacinas nos Centros de saúde

Na sexta-feira, dia 22, será retomada a vacinação para todos os públicos nos Centros de Saúde, pontos de drive-thru, shoppings e drogarias. Os usuários poderão receber os imunizantes contra a Covid-19 e Gripe. As vacinas de rotina também serão aplicadas normalmente nas unidades de saúde nesta data.

Os usuários devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. É imprescindível que a população verifique os endereços para aplicação de imunizantes contra a Covid-19 e Gripe, antes de se deslocar aos pontos.

No sábado, dia 23, haverá vacinação exclusivamente contra a Gripe nas drogarias Araujo e Droga Clara, com funcionamento de 8h às 12h. Em caso de fila, serão distribuídas senhas, uma por usuário. Na segunda-feira, dia 25, as aplicações contra a Covid-19 e Gripe serão retomadas nos Centros de Saúde, postos extras e pontos de drive-thru.

Gripe

A vacina contra a Gripe para os idosos de 60 anos e mais continua disponível para os usuários. Os trabalhadores de saúde também estão recebendo o imunizante. As convocações dos demais grupos que fazem parte do público-alvo continuarão a ser feitas de forma escalonada, com chamamentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses da vacina.

Covid-19 

Durante a próxima semana serão realizadas ações diárias de repescagem para grupos prioritários e faixas etárias já convocadas, inclusive público infantil, seja para aplicação de primeira dose, segunda dose, reforço e adicional, ou quarta dose. Os critérios e documentos necessários para a vacinação de cada público podem ser verificados no portal da Prefeitura.

Da redação: 

redacao2@comunidadeemacao.com.br