Placa da obra

VIADUTO NO GUARANI – É hoje a reunião de apresentação

Apresentação para comunidade e comerciantes do projeto e informações da construção do viaduto no cruzamento das Avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo está confirmada para hoje às 19 horas no Auditório da Regional Norte no bairro São Bernardo.

O pedido da reunião foi uma reivindicação das lideranças sociais e comerciantes, que estão preocupados com o impacto que a obra pode causar a população e comércio em torno da área da execução da obra. Esta data de hoje foi escolhida pela Prefeitura para aproveitar a reunião da Comissão de Fiscalização do Orçamento Participativo (COMFORÇA) quando são apresentados os relatórios dos empreendimentos do Orçamento Participativo (OP) em aberto.

A dúvida

Durante Audiência Pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) em agosto deste ano, um grupo de moradores do bairro Primeiro de Maio questionaram a Prefeitura a situação dos projetos de um pacote de obras, que estão previstas para a Avenida Cristiano Machado no trecho entre a Avenida Sebastião de Brito até entrada para o Venda Nova que deverá ter uma trincheira.

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO está acompanhando a repercussão junto da comunidade. Conversamos com alguns comerciantes preocupados com o futuro das suas lojas e não tem informações. Eles comentam que foram visitados por técnicos da Prefeitura que mediram as lojas e afirmaram que seriam desapropriados para dar espaço para construção do viaduto.

Consultamos por diversas vezes consultamos a Prefeitura, por meio da Assessoria de Comunicação, sobre a desapropriação. A resposta sempre foi que não terá desapropriação. Identificamos lojistas que estão a mais de 12 anos estabelecidos na Avenida Waldomiro Lobo e agora não sabe o que vai acontecer e temem pela desapropriação das lojas e imóveis.

O viaduto

A construção do viaduto era previsto quando foi implantado o projeto da Linha Verde, ainda na gestão do governador Aécio Neves (PSDB), a proposta era dar maior fluidez ao trânsito para acesso à Cidade Administrativa e o Aeroporto de Confins. Sem explicação na época a construção do viaduto interseção das Avenidas Cristiano Machado e Waldomiro Lobo foi suprimido do projeto.

Em 2012 o assunto da construção do viaduto retomou, desta vez era uma alça para transposição de veículos que sai da Avenida Saramenha em direção ao centro da cidade. Em 2019 o projeto saiu da gaveta e tornando público a intenção da construção dos viadutos.

Redação: Marcos Silva – redacao1@comunidadeemacao.com.br

SERVIÇO

A Prefeitura convida a população e comerciantes para reunião:

Serviço: Reunião de Apresentação do Projeto

Dia/Hora: 17 de outubro | Segunda-feira às 19 horas

Local: Auditório da Regional Norte

Rua Pastor Murilo Cassete, 85 – São Bernardo.