Prometida a entrega para o mês de julho pelo secretário de Saúde BH Jackson Machado, a UPA Norte I será entregue hoje, 07/08 a partir das 10 horas.
Reportagem: Marcos Silva redação1@comunidadeemaca.com.br
As obras da unidade de pronto-atendimento foram interrompidas em 2016 e retomadas em julho do ano passado. Em 2016 a obra foi paralisada depois que a construtora pediu destrato do contrato quase no final da obra. O local ficou abandonado com vários equipamentos que já haviam instalado foram roubados e parte da obra foi depredada. Na retomada das obras, mais R$ 3,4 milhões, recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina, foram investidos na conclusão da obra.
UPA NORTE SERÁ ENTREGUE HOJE À POPULAÇÃO
As obras da unidade de pronto-atendimento foram interrompidas em 2016 e retomadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) em julho do ano passado. O investimento foi de aproximadamente R$ 3,4 milhões, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina. Localizada na Avenida Risoleta Neves, no bairro Aarão Reis, a edificação possui 1.793 m², construída em um terreno de aproximadamente 21,1 mil m².
Os serviços contemplaram construção de acessos, estacionamento, blocos de apoio de serviços e unidade pré-hospitalar, com área de pronto-atendimento. Também foram feitas a recuperação e a substituição de todos os elementos da edificação e da área externa que foram depredados ou deteriorados durante o tempo em que a obra ficou paralisada. A obra está prevista para se entregue (concluída) na primeira semana de agosto, mas depende das instalações da CEMIG.
O atendimento ofertado na nova unidade, serão nos mesmos moldes da atual, segundo informou a Prefeitura. A Upa Norte funciona todos os dias, 24 horas e possui modalidade de pronto atendimento, sendo assim, o acolhimento a todos os pacientes solicitantes.
A unidade conta com médicos das especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia, ortopedia, além de equipe de enfermagem, serviço social, odontologia, Serviço de Atenção Domiciliar e equipe multiprofissional de bioquímicos, farmacêutico, técnicos de radiologia e de laboratório, pessoal de limpeza, porteiros e administrativos.
A unidade irá substituir o edifício que abriga atualmente a UPA Norte, no bairro Primeiro de Maio.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda avalia qual serviço será remanejado para o imóvel da atual unidade.
Atendimento Especial
Haverá atendimento neste momento de transição da unidade antiga para o novo prédio. Isso é necessário para realizar a mudança de equipamentos e a transferência dos pacientes internados para a nova sede, a antiga UPA Norte vai interromper o pronto-atendimento a partir das 19h desta sexta-feira (7), e se dedicar aos casos já acolhidos.
A população que necessitar de atendimento de urgência clínico, pediátrico e cirúrgico deve procurar a UPA Nordeste (Rua Joaquim Gouvêa, 560, Bairro São Paulo), que fica próxima a UPA Norte. Para garantir assistência a todos os pacientes, a equipe dessa unidade vai contar com o reforço de mais dois médicos. Os cidadãos também podem buscar atendimento de urgência da unidade Venda Nova (Rua Padre Pedro Pinto, 175).
A prefeitura informou que os casos de urgência eventualmente forem encaminhados à antiga UPA Norte no Primeiro de Maio durante o fim de semana, haverá uma ambulância do SAMU que fará o transporte do paciente para outra unidade para os casos graves.
Conselho questiona
Em reunião virtual do Conselho da UPA Norte realizada na terça-feira (28/07) a pauta foi as novas instalações da UPA Norte. A reunião foi presidida pela Maria Maria da Graça Nascimento com a participação de representantes do Conselho Distrital e Comissões Locais de Saúde Norte.
Depois das apresentações dos participantes e informes com destaque para a prorrogação de mandatos das mesas diretoras das Comissões de Saúde Locais em razão da pandemia do coronavírus. Ficou acertado que a eleição se dará quando as atividades e os encontros presenciais estiverem liberados pelas autoridades sanitárias.
Quanto à reunião da nova sede da UPA Norte, os conselheiros queriam saber da data de inauguração e mudança para o novo endereço. Questionaram o acesso por meio transporte público; a contratação de mais profissionais; a presença da Guarda Municipal no local de forma permanente; se os móveis seriam novos ou reformar os atuais.
O estacionamento para os usuários foi muito debatido e criticado pelos Conselheiros uma vez que a Av. Risoleta Neves (Via 240) tem um grande fluxo de veículos e sem espaço para estacionamento para usuários da UPA. Outro assunto que esteve em discussão foi à passarela para o pedestre fazer transposição sobre a avenida. A sinalização no local é precária e a iluminação da passarela também é ruim.
O transporte público têm diversas linhas que saem da Estação BHbus São Gabriel que passam na porta além das linhas 1505 e 1509 que circula há um quarteirão da nova UPA Norte I.
O Conselho da UPA Norte ficou de encaminhar ofício para a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e para o Conselho Municipal de Saúde pedindo providências.