Transformação digital na palma da mão

A transformação digital mudou comportamento do cidadão no seu cotidiano. A revolução começou pelos bancos e nesta onda vieram o comércio e o governo digitalizando o seus serviços. Exemplo foi um engenheiro que conseguiu aposentadoria em três horas após fazer o requerimento pelo aplicativo.

Transformação digital muda comportamento do cidadão

Que a internet mudou o comportamento do cidadão é fato que está praticamente consolidado. Muitos serviços, sejam os públicos ou privados, estão na tela do celular. Os atendimentos na Prefeitura de Belo Horizonte podem ser solicitados pelo PBH app, entre eles reclamações de poluição sonora, tapa-buraco, iluminação pública e licenciamento de eventos e retirada de guia do IPTU entre outros. No principal aplicativo do Governo do Estado o cidadão tem uma gama de serviços disponível: abertura de boletim de ocorrências para acidente de trânsito sem vítima, ocorrências para perda de documentos e objetos, agendamento de serviços para UAIs, SINEs; TRE, doação de sangue no Hemominas, além de atestado de antecedentes da Polícia Civil e solicitação ou reclamação dos serviços da Copasa ou Cemig.

O Governo Federal também tem feito migração de serviços presencial para o ambiente on-line (autoatendimento). São mais de 500 serviços no ano de 2019 segundo informações no site do Ministério da Economia. O governo federal oferece quase 3,3 mil diferentes serviços á população – isso inclui toda a administração direta, autarquias e fundações. Neste momento, 53% são acessados via on-line e estão agrupados no portal gov.br. A aceleração da transformação digital aproveita a cultura de utilização massiva do aparelho celular pela população brasileira. A meta at 2022 ter 100% dos serviços do governo federal transformados em digitais, o que deve representar uma economia anual de R$ 7 bilhões.

Dois serviços foram lançados recentemente, a Carteira de Estudante que possibilita o estudante pagar meio entrada em eventos culturais e cinema. O outro a Carteira de Trabalho Digital, nela o trabalhador tem todas as informações a sua vida laboral que estão registrados na Carteira de Trabalho e Previdência Social. É importante para o cidadão saber as informações estão disponíveis em aplicativos que tem como finalidade principal dar ao cidadão uma ferramenta digital para acompanhar de modo facilitado a sua vida. O cidadão também têm documentos digitais como a CNH e Titulo de Eleitor.

Um exemplo do uso dos aplicativos foi do engenheiro Bernardo Bahia, de Juiz de Fora (MG), que se aposentou este ano via on-line.“Entrei no serviço on-line do INSS, verifiquei que já tinha tempo de contribuição suficiente para que eu realizasse meu requerimento de aposentadoria e assim o fiz. Para minha surpresa, passadas umas três horas, recebi um e-mail com a confirmação da minha aposentadoria. Realmente, foi um serviço muito bem feito, de muito resultado para nós, contribuinte”, opina o engenheiro.”Fiquei muito surpreso porque o serviço público estava muito distante desse mundo digital que hoje nós vivemos”.

O comércio também na onda dos aplicativos

Atualmente o comércio e prestadores de serviços têm surfado na onda dos aplicativos dos mais diversos segmentos. Da entrega de comida, produtos eletrônicos, transporte e até roupas ou calçados o consumidor tem na palma da mão varias opções. O consumidor atualmente começa a jornada de compras pesquisando na internet em sites de desconto ou anúncios e finaliza a compra na loja. Em outros ele faz tudo pelo aplicativo e vai loja só para retirar o produto. Na Black Friday muitos consumidores agiram assim.

Na Região Norte o aplicativo ACHEI!ZN lançado pelo Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO está fase final dos testes. No aplicativo o consumidor tem opção de interagir com o comerciante de forma rápida e segura. O aplicativo conecta o consumidor por meio do whasapp, redes sociais da loja ou prestador de serviço. A próxima etapa do aplicativo oferecer os cartões virtuais de desconto e o cartão de fidelidade digital para os comércios conveniados anunciantes do Jornal. Cada campanha ser definida pelo lojista. O app ACHEI!ZN é o meio do consumidor conectar com o comércio e participar das promoções e descontos.