Centro de Saúde Tupi

Reunião definirá retorno de usuários ao Centro de Saúde Tupi

 

Nesta terça-feira (17) às 15h, a Prefeitura realizará uma reunião para tratar dos detalhes do retorno dos usuários do Centro de Saúde Floramar para a unidade do Tupi. Um convite circula entre os usuários do Centro de Saúde Floramar que inclui moradores do bairro Tupi. Anteriormente eles eram atendidos no Centro de Saúde Tupi. 

Em abril de 2022, cerca de 700 famílias moradoras do bairro Tupi foram surpreendidos com as transferências para os Centros de Saúde dos bairros Floramar e Jardim Felicidade, na Zona Norte de Belo Horizonte.

A transferência gerou insatisfação entre os usuários pela forma que o processo foi conduzido. Sem consulta previa, muitos deles moram próximo da unidade do Tupi, foram remanejados para unidade de saúde do Floramar. Com a transferência os usuários deslocam cerca de 3 km para uma consulta, troca de receitas ou retirar medicamentos nos centros de saúde.

Em 2022 o remanejamento criou revolta também entre usuários do Centro de Saúde Guarani e Tupi-Lajedo. Na época os usuários deste e outros Centros de Saúde reclamaram das mudanças, que foram realizadas sem consultar os moradores e usuários. 

A demanda dos moradores foi apresenta a Secretária Municipal de Saúde Cláudia Navarro por abaixo-assinado, que não atendeu a reclamação. Posteriormente  reclamação também foi encaminhada para a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) os vereadores também não deu resposta dos usuários. 

O Ministério Público (MP) foi acionado por alguns moradores que levou a denúncia à Promotoria da Saúde. Questionado pelo Ministério Público, a Prefeitura este ano recuou da sua decisão e manifestou por ofício estava fazendo estudo para retornar com os usuários para o Centro de Saúde de origem.  

Alguns usuários em contato com o COMUNIDADE EM AÇÃO questionaram por que a PBH fará a reunião em local distante das suas residências. Para os moradores é nítido a intenção da Gastão Pública de esvaziar a reunião convocada pelo Centro de Saúde. O local é de difícil acesso para os usuários por não ter uma linha ônibus direta ao local. Para os habitantes do bairro Tupi comparecerem à reunião, é necessário pegar dois ônibus ou caminhar cerca de três quilômetros. O lugar escolhido foi a Casa Amarela na Rua Clóvis de Castro,332 no bairro Floramar 

Por meio de nota envida ao Jornal & Portal COMUNIDADE EM AÇÃO, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que a reunião está confirmada para esta terça-feira (17) às 15 horas.

Quanto a escolha do local para realização do encontro, “a Prefeitura levou em consideração o espaço físico capaz de abrigar, com mais conforto, os moradores dos bairros Tupi A e Floramar, e os integrantes das comissões locais de saúde.

Cabe ressaltar que a Secretaria Municipal de Saúde mantém diálogo permanente com a comunidade e está aberta para que as próximas reuniões sejam realizadas em outros locais indicados pela população.”

 

Reportagem & Foto: Marcos Silva