POPULAÇÃO AGUARDA PELO SEMÁFORO

O cruzamento perigoso com acidentes constantes assusta os moradores

A rotatória da Rua Dr. Benedito Xavier esquina com Avenida Waldomiro Lobo tornou-se um dos cruzamentos perigosos na Região Norte da Capital. No período de 01 de setembro e 11 de dezembro (2019), 11 acidentes foram registrados pela Polícia Militar sendo que dois foram com vítimas. A população e comerciantes em torno alegam que são mais, “tem dia que acontece até três acidentes neste local” diz um comerciante. Em 2016 a Prefeitura em 2016 prometeu de instalar o semáforo, “mas foi só promessa de político” diz outro morador.

Cruzamento perigoso com acidentes constantes

Na rotatória da Av. Waldomiro Lobo com Rua Dr. Benedito Xavier são constantes os acidentes, a solução é o semáforo

A rotatória da Rua Dr. Benedito Xavier com Avenida Waldomiro Lobo é um dos cruzamentos mais perigosos da Região Norte na Capital

Os pedestres estão assustados com a falta de segurança nas duas vias. Naquele local acontecem acidentes diariamente e segundo relatos dos moradores, “têm dias que são três acidentes no mesmo dia” relata o comerciante Eliseu André de Oliveira, que há 15 anos tem uma loja de parafusos contra esquina das duas vias. Segundo Eliseu, os acidentes com motos são os mais constantes com motoqueiros sofrendo escoriações, porém outros veículos acontecem também. Ele explica que a sinalização no local é invertida daquela que preconiza a legislação em que a prioridade de circulação é do veículo que está na rotatória. “Aqui nesta rotatória a preferência é para quem está na (Rua Dr.) Benedito Xavier em direção ao centro onde acaba acontecendo os acidentes”, diz o comerciante.

As calçadas irregular obriga o pedestre a caminhar no espaço destinado aos veículos

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO tem colecionado uma série de vídeos enviados pelo Petain Pereira Neto, morador da mesma esquina. Ora os acidentes são captados pela câmara de segurança da sua residência outros momentos ele recorre às filmagens pelo celular logo após as batidas. “É só escutar barulho de batida ou freada e correr para varanda para ver mais um acidente”, diz Petain. Ele conta que já aconteceram acidentes graves com vitimas de colisões entre veículos e outros casos de atropelamentos e sempre nos dois sentidos da via. Petain diz que depois da inauguração do shopping Onix Mall aumentou o fluxo de veículos 70% e com isto têm mais de acidentes. Para o morador maior parte dos acidentes ocorre por falta de sinalização com semáforo. “A rua é larga os carro andam alta velocidade, aqui precisa de semáforo ou de um redutor de velocidade, mesmo que um carro pare e dá preferência para o pedestre atravessar, vem outro carro na outra faixa e atropela a pessoa” diz o morador.

“É só escutar barulho de batida ou freada e correr para varanda
para ver mais um acidente”, diz Petain.

Dados do 13º Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais no período de 01 de setembro e 11 de dezembro, foram registrados no cruzamento da Avenida Waldomiro Lobo com Rua Doutor Benedito Xavier: dois acidentes de trânsito com vítima e sete sem vítimas.

Demanda é antiga

A reclamação dos moradores é antiga com mais de cinco anos. O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO teve acesso ofício da Prefeitura, com data de Junho de 2016, em resposta ao ofício (de 2014) do vereador Coronel Piccinini que a colocação de um semáforo para esquina com Avenida Waldomiro Lobo estava prevista para o segundo semestre de 2016.

Mais problemas na avenida

Como a sinalização é precária, põe em risco o pedestre

Outros pontos da Avenida Waldomiro Lobo também apresenta risco para os moradores. A faixa de travessia de pedestre na Avenida Waldomiro Lobo no trecho das ruas Guaratinguetá e Guilherme Soares no Gua-rani está apagada. Como a sinalização é precária, põe em risco o pedestre. O local tem um fluxo grande de pedestres incluindo nos três turnos de alunos da Escola Municipal Hélio Pellegrino segundo relata Maria Lúcia que leva o neto na escola, além das pessoas que frequenta as duas agências bancarias e os dois supermercados naquele quarteirão. Há relato de moradores que no local aconteceu atropelamentos de alunos da escola.

A BHTrans responde

O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO procurou a BHTrans que enviou nota à nossa redação.

“Há um planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte de construção de viadutos e trincheira para alguns pontos da Av. Cristiano Machado, dentre eles, na proximidade com a Av. Waldomiro Lobo, com benefícios mais abrangentes em toda região.

Especificamente na Av. Waldomiro Lobo com Rua Benedito Xavier, a sinalização no local está em boas condições de visibilidade e conservação. Além disso, a área é dotada de intervenções que regulam os movimentos dos carros e permitem a segurança dos pedestres. Há uma travessia elevada para pedestres em frente ao supermercado Apoio Mineiro, uma faixa de pedestres na esquina com Benedito Xavier, além de uma ilha de refúgio que garante a travessia das pessoas em dois tempos.

Mesmo com a infraes-trutura do local, foram feitos estudos que mostraram o bom funcionamento das vias tanto para veículos quanto para os pedestres, sem a necessidade, nesse momento, de outro dispositivo, como semáforos.

Em locais bem sinalizados, a ocorrência de acidente geralmente está relacionada à falta de respeito às leis de trânsito e às sinalizações. Cabe aos motoristas adotarem o comportamento seguro no trânsito e não excederem na velocidade regulamentada para a via.

Quanto à intervenção atual na Avenida Waldomiro Lobo com Avenida Cristiano Machado (O Jornal pediu informação sobre), trata-se de execução de um retorno, antes da intercessão, com o objetivo de evitar que os condutores necessitem se deslocar até o bairro São Bernardo para realizar esse movimento.

Já para a Avenida Waldomiro Lobo com Rua Guilherme Soares, há um projeto de manutenção das faixas de pedestre.” informou assessoria da BHTrans.