Viaduto na Waldomiro Lobo

PBH decreta desapropriação para iniciar a obra do viaduto no Guarani

Noticia Atualizada –

A Prefeitura publicou no Diário Oficial do Município (DOM), o decreto com a relação dos imóveis que serão desapropriados entre as Avenidas Sebastião de Brito e Saramenha. No decreto, a Prefeitura traz um memorial descritivo com os lotes afetados com a desapropriação. Muitos são partes dos imóveis que passaram serem áreas de interesse público conforme o decreto que cita a urgência para desapropriação perante a Justiça. (MS)

Viaduto no Guarani – Prefeitura apresenta o projeto e inicia a obra

A Prefeitura anunciou intervenções na Regional Norte que vai transformar as Avenidas Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Cristiano Machado em um grande canteiro de obras. A construção de viadutos, canal de macrodrenagem e trincheira fazem parte dos empreendimentos para melhorar a mobilidade em um dos principais corredores de mobilidade da cidade.

Com o início da construção do viaduto na Avenida Waldomiro Lobo, que deve levar cerca de 30 meses para ficar concluído, é a primeira intervenção. O canteiro de obra está praticamente pronto. Os recursos financeiros estão “na conta” disse Adriano Morato, diretor da Sudecap, é um empréstimo do Banco Mundial e o Banco Desenvolvimento Latino Americano. 

Representantes da prefeitura fazem reunião com moradores da Região Norte, para apresentação e esclarecimentos sobre um pacote de obras, que serão realizadas na região

Realizada na segunda-feira, 17 de outubro, na sede Regional Norte no bairro Bernardo, a reunião que contou com representantes da comunidade, comerciantes e da Prefeitura, dentre eles, Josué Valadão, secretário de Governo, Humberto Guimarães, coordenador da Regional Norte. O diretor de Infraestrutura da Superintendência Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Adriano Morato, e Leandro Cupertino do departamento de projeto de Infraestrutura, apresentaram e esclarecendo a população sobre os impactos dos projetos de interseções nas Avenidas Cristiano Machado, Waldomiro Lobo e Sebastião de Brito, e as intervenções de macrodrenagem, sendo elas, a caixa de captação da Praça das Águas em frente à Estação São Gabriel e o canal paralelo do Ribeirão Pampulha.

Dentre as obras, o viaduto da Waldomiro Lobo foi a que mais despertou dúvidas junto ao público presente, dado o motivo as diversas desapropriações de terrenos e edificações.

Diversos lojistas e proprietários de terrenos na região buscaram nessa reunião, mais informações sobre as desapropriações. O que foi repassado pelos responsáveis, é que apenas uma pequena parte das desapropriações vão ser de edificações, e que nenhuma residência será desapropriada. Ficando a maioria dos terrenos desapropriados em lotes vazios.

 

Comerciantes e moradores da Região Norte buscaram por informações do conjunto de obras – Foto: @marcossilvabhz | JCA

 

Em entrevista ao Jornal Comunidade em Ação, o diretor de Infraestrutura da Sudecap, Adriano Morato, nos falou um pouco sobre o cronograma de conclusão das obras. “Nós apresentamos aqui, em torno de quatro empreendimentos, onde dois já foram dadas a ordem de serviço. Um de mobilidade, que é a interseção da Waldomiro Lobo (com Cristiano Machado), que tem um cronograma de trinta meses pra ser concluído a parte estrutural. E o outro é a caixa de captação, de drenagem, chamada Praça das Águas, que fica em frente à Estação São Gabriel, que o cronograma dela é de vinte quatro meses. A segunda interseção, que é a (Avenida) Sebastião de Brito, que vai ser licitada paralelamente com o canal (do ribeirão Pampulha), está prevista pra ser licitada este ano, com início de obra pro primeiro semestre do ano que vem, e um cronograma de 30 meses a partir da ordem de serviço”.

 

 

As obras de mobilidade da interação das Avenidas Waldomiro Lobo e na Sebastião de Brito visam diminuição do fluxo de trânsito nos pontos, que segundo os responsáveis, o foco dessas melhorias são os usuários de transporte coletivo, segundo estudos e análises, tais intervenções, vão diminuir o tempo, nos horários de pico, em 24 minutos, para aqueles que estão nos coletivos, no trajeto Centro – Venda Nova. Apesar das dúvidas geradas durante a reunião, que contou com a presença de lideranças sociais locais, muitas sobre as desapropriações e os inconvenientes gerados por obras de tal dimensão, ao final da reunião a população presente se mostrou satisfeita com o pacote de obras para a região.

 

 

Para mais esclarecimentos sobre desapropriações em torno do viaduto, ficou aberto um canal direto com a Regional Norte pelo e-mail: care-n@pbh.gov.br com o com Humberto Guimarães coordenador regional. Os responsáveis pela obra, ainda informaram que haverá reuniões mensais entra a Sudecap e a comunidade para tirar as dúvidas da comunidade que surjam durante o andamento das obras. (Thiago Morais)

 

Dúvidas e desapropriações

Os comerciantes do entorno das futuras alças dos viadutos estão preocupados com o destino dos comércios. Ao contrário do que a Prefeitura informou anteriormente para nossa reportagem, serão desapropriados alguns imóveis que estão próximo da rotatória na esquina das Avenidas Waldomiro Lobo com Cristiano Machado.

Proprietário da oficina de motos, Ronaldo Rocha (Naldo), aprovou a construção do viaduto diante da necessidade de ter melhor fluidez no trânsito nas duas avenidas. Porem o Naldo ficou na incerteza com o futuro da sua oficina que funciona há mais de 25 anos naquele local. A insegurança e dúvida se ele será afetado durante a realização da obra e após a construção do viaduto. Ele teme que a loja e oficina ficara encoberta pelas alças do viaduto, isso se a loja dele for desapropriada. Neste caso ele não sabe como ficará a situação, se tem direito a indenização também. Ele paga aluguel da loja onde funciona a oficina. Durante apresentação do projeto, a Prefeitura não identificou quais imóveis serão desapropriados. Nos dois lados da Avenida Waldomiro Lobo terá remoção de imóveis para o alargamento das pistas.

Viaduto no Guarani
Para Naldo ficou na incerteza com o futuro da sua oficina Foto: @marcossilvabhz | JCA

Eu queria saber como vai ficar o meu movimento aqui, porque quando passa o viaduto nunca vi falar que fica bom, só piora” diz Naldo que tomou com exemplo outros locais que passaram por situações semelhantes. Ele diz que aceita o transtorno durante a execução da obra, mas fica na incerteza se vai continuar naquele local em razão da desapropriação.

O comerciante que elogiou a iniciativa da Prefeitura fazer o viaduto foi Ademar Correia. Para Ademar, a construção do viaduto trará mais fluidez ao trânsito local, principalmente no horário de pico pela manhã e a tarde. Ele conta que gasta quase uma hora pela manhã saindo de Venda Nova até o bairro Guarani, onde tem uma loja de autopeças. Ele afirma que vai trazer benefício para o comércio do bairro Guarani coma facilidade de acesso.

Ademar achou muito técnica apresentação, porem comemorou a forma que a obra será executada que será de tal forma para não interferir muito no trânsito local. Segundo explicações dos técnicos da Sudecap, a construtora fará os pilares em concreto armado, as vigas serão de estruturas metálicas pré-fabricadas. Para colocar as estruturas metálicas ficará mais fácil execução no período noturno e fins de semana com baixa intervenção no trânsito.

Viaduto do Guarani
Ademar espera que o comércio aumente com o trânsito melhor @marcossilvabhz | JCA

Um viaduto em forma de ferradura também será construído para fazer a transposição Avenida Saramenha no sentido centro da cidade na Avenida Cristiano Machado. A ciclovia da Saramenha será contemplada no projeto ligando até a Avenida Sebastião de Brito no bairro Dona Clara. Já a trincheira próximo da Catedral Cristo Rei o projeto não está pronto.

Parque das águas

Para resolver o problema da inundação entre os bairros Suzana, Dona Clara e Primeiro de Maio nos períodos das chuvas, será construído na confluência dos Ribeirões Pampulha, Cachoeirinha e o Onça o que a Prefeitura denominou como Praça das Águas. No trecho do Ribeirão do Onça, ao lado Estação São Gabriel, o canal paralelo está praticamente pronto. O restante do projeto está sendo elaborado e demanda tempo por precisar deslocar uma adutora da Copasa, gasoduto (Gasmig) e mais desapropriação para a construção de outro canal paralelo.

A previsão que uma das pistas da Cristiano Machado deverá ser deslocada temporariamente, com a cobertura canal do Ribeirão Pampulha. Após concluída o canal paralelo do Ribeirão Pampulha, o tamponamento será retirado. (Marcos Silva)

Reportagem: Marcos Silva e Tiago Morais*

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*Estagiário sob supervisão