Centro de Saúde MG20

Novo Centro de Saúde gera polemica

Uma nova unidade de saúde foi entregue aos usuários do Centro de Saúde MG20 da Parceira Pública Privada do município e a SaúdeBH.

O novo endereço é no Parque Cerrado e foi construído no terreno institucional que a incorporadora cedeu para a Prefeitura de Belo Horizonte em conformidade com a legislação. Porém a localização gerou descontentamento entre os usuários devido à limitação do transporte até ao novo Centro de Saúde.

A transferência de Centro de Saúde gera manifestação de usuários

Uma nova unida de de saúde foi entregue aos usuários do Centro de Saúde MG20 fruto da Parceria Pública Privada do município e a SaúdeBH.
O novo endereço é no Parque Cerrado e foi construído no terreno institucional que a incorporadora cedeu para a Prefeitura de Belo Horizonte. Para ter o empreendimento aprovado pelo município, as empresas têm que reservar uma parcela do terreno para equipamentos públicos.
O novo Centro de Saúde MG20 começou a funcionar em 1º de dezembro. As novas unidades de Saúde são construídas com tecno-logias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização, a unidade vai proporcionar mais conforto para os para mais de 10 mil usuários atendidos da área de abrangência da unidade.

_____________________________________________continua depois da publicidade _____________________________________________


Estava prevista no contrato inicial um pacote com 40 unidades, mas recentemente o prefeito Alexandre Kalil (PSD) autorizou um aditivo no contrato de mais oito unidades para atender algumas demandas da cidade. Quem trouxe a informação foi o secretário Municipal Josué Valadão durante uma reunião da Comforça | Norte.
Segundo informação da PBH, no Centro de Saúde MG20 será mantido a estrutura de atendimento com as três equipes da Saúde da Família. Oferecendo ainda atividades coletivas como grupos de idosos, grupo de convivência e controle de Diabetes. A reconstrução das novas unidades seguem espaço físico padronizado para proporcionar conforto e melhor qualidade no atendimento. Na PPP com a SaúdeBH prevê a construção de uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central.

Protesto e insatisfação

Lideranças sociais da região e Conselheiros Locais de Saúde manifestaram contra a mudança do Centro de Saúde para o Parque Cerrado. Eles cobram do Prefeito Alexandre Kalil (PSD) o compromisso que ele fez, por meio de vídeo, postado na rede social do vereador Bruno Miranda (PDT), prometendo que nada seria feito para contrariar os interesses da comunidade. A declaração do prefeito foi durante audiência no seu gabinete com um grupo de moradores acompanhados dos vereadores Marialda Portela (Cidadania) e Bruno Miranda (PDT) para ouvir a demanda dos usuários.
Na reunião ficou estabelecido que a unidade antiga do Centro de Saúde seria reformada e funcionaria como anexo. Porém, nas reuniões com a diretoria Distrital de Saúde Norte e a gerente do Centro de Saúde, alegou desconhecer esta promessa.
O motivo da insatisfação está relacionado à distância do antigo Centro de Saúde ao novo. Segundo o líder social e presidente da Associação de Moradores do Novo Tupi, Jorge, a distância para ir até a nova unidade de saúde é superior a três quilômetros e não existe transporte coletivo regular. Para ir a pé é pesado, principalmente para as pessoas da terceira idade.

Centro de Saúde MG20
Por meio da PPP a Prefeitura tem entregado novos Centros de Saúde para os usuários, a prioridade é construí-los em terrenos próprios evitando investimentos em desapropriação – Foto: Divulgação | SaúdeBH

Outra liderança do bairro Novo Lejedo, João Elias, também manifestou o descontentamento com a mudança. Ele cita o vídeo com a promessa do prefeito, mas lamenta a distância a ser percorrida até o Parque Cerrado. “As pessoas terão que tomar ônibus” Ele reafirmou que houve a reunião e que os moradores estavam exaltados com a atitude dos representantes da direção Distrital de Saúde Norte pelo não cumprimento da promessa. A Viviane Pedrosa, pessoa que organizou a manifestação, também reclama da distância entre os dois centros de saúde. Mas ela cobra que o Prefeito Kalil (PSD) cumpra o que prometeu. “Quero acreditar nele”, afirmou a costureira, completando que não precisa do SUS por ter serviço médico da PMMG, mas que solidariza com os moradores para ter o bom atendimento médico na unidade de saúde.

O vereador Bruno Miranda (PDT) em entrevista ao Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO fez críticas ao processo que está sendo conduzido pela Prefeitura. Miranda alegou que o secretário de Saúde Jackson Machado tem criado resistência para atender a demanda, preferindo manter o modelo de parceria que não permite que as unidades de saúde funcionem com anexo. Por outro lado, o vereador afirma que os funcionários do Centro Saúde estão fazendo pressão em cima da comunidade para aceitar a transferência. “Entendo que as condições do novo centro de Saúde são melhores, mas tem que prevalecer a vontade dos moradores” afirma o parlamentar.
O vereador vai solicitar uma nova audiência com o Prefeito, com a presença da comunidade, para tratar do assunto e vê como solução do problema criando uma linha de ônibus com tarifa social para viabilizar o acesso ao novo Centro de Saúde.

____________________________________________________Continua depois da publicidade____________________________________


O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO fez alguns questio-namentos a Secretaria Municipal de Saúde sobre as demandas dos usuários incluindo a falta de interlocução da Secretaria de Obras com a Secretaria de Saúde mencionada pelo vereador.
Em nota a resposta foi a seguinte “A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a nova sede do Centro de Saúde MG20 foi re-construída na rua Padre Argemiro Moreira, 11.900, bairro Maria Teresa, com início de funcionamento previsto para o dia 1º de dezembro. No momento, a antiga sede ficará inativa.”
Na nota Assessoria informa que: “A nova estrutura faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.”
E conclui. “É importante ressaltar que os usuários da unidade foram informados da mudança por meio de reuniões com a comissão local de Saúde e a Secretaria solicitou à BHTrans a alteração do trajeto da linha de ônibus para passar a atender na nova estrutura.”
A comunidade aguarda por uma solução para melhor acessar o novo centro de saúde.mento entre os usuários devido à limitação do transporte até ao novo Centro de Saúde.

Reportagem: Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br