Nove unidades de saúde 24h para atendimento para casos não Covid

Nove unidades de saúde 24h para atendimento de casos não Covid

Redação: redacao1@comunidadeemacao.com.br

A partir desta segunda-feira, dia 29, as nove regionais de Belo Horizonte terão centros de saúde com funcionamento todos os dias, 24h, para atender a casos não Covid.

Essa estratégia visa ampliar o atendimento de pessoas que não apresentam sintomas respiratórios e são classificados como baixa e média complexidade de acordo com o Protocolo de Manchester, deixando as UPAs dedicadas, prioritariamente, ao atendimento dos casos sintomáticos respiratórios, pediatria e traumas.

Na Regional Norte a unidade de apoio da UPA Norte é o Centro de Saúde Aarão Reis que é próximo a Igreja Católica do Aarão Reis e funcionará 24 horas por tempo indeterminado.

Na última sexta-feira, dia 26, três centros de saúde das regionais Centro-Sul, Pampulha e Venda Nova passaram a funcionar 24h. Em três dias de funcionamento foram realizados cerca de 600 atendimentos.

Confira a lista completa das unidades que estão atendendo 24h:

Centro de Saúde Aarão Reis: rua Oliveira Fortes, 40 – Aarão Reis; 

Centro de Saúde Barreiro de Cima: praça Modestino Sales Barbosa, 100 – Flávio Marques Lisboa;

Centro de Saúde Carlos Chagas: avenida Francisco Sales, 1.715 – Santa Efigênia;

Centro de Saúde São Geraldo: avenida Itaituba, 318 – São Geraldo;

Centro de Saúde Cachoeirinha: rua Borborema, 1.325 – Cachoeirinha;

Centro de Saúde Carlos Prates: rua Frederico Bracher Junior, 103 – Carlos Prates;

Centro de Saúde Vila Imperial: rua Guilherme P. Fonseca, 350 – Madre Gertrudes;

Centro de Saúde Santa Terezinha: rua Senador Virgílio Távora, 157 – Santa Terezinha;

Centro de Saúde Santa Mônica: rua dos Canoeiros, 320 – Santa Mônica.

Os nove centros de saúde são exclusivos para atendimento clínico de pessoas sem sintomas respiratórios e não serão utilizados como pontos de vacinação.

Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é um dos métodos mais utilizados no mundo todo, que permite a identificação de prioridade e a definição do tempo alvo recomendado até a avaliação médica caso a caso.

Os primeiros momentos do paciente em hospitais e unidades de saúde são imprescindíveis para a garantia de um atendimento eficiente e com menos riscos de transtornos e erros médicos. É por isso que as unidades de saúde aplicam o Protocolo de Manchester, um método para triagem de pacientes logo após sua chegada na unidade passagem por uma triagem, que são classificados por cores conforme a gravidade de cada caso.

Os comentários estão fechados.