Em busca por segurança pública
Com a presença de alguns comerciantes do Tupi, Guarani e moradores, realizou-se no dia 7 de dezembro uma reunião para tratar do assunto de segurança pública. Representando a Assembleia Legislativa participou o Deputado Roberto Andrade (Avante) e o assessor Jurídico Paulo Renato. Ygor representou o movimento social da Igreja de Fátima no bairro Tupi. Na pauta estão os constantes golpes e furtos praticados no comércio local.
Na reunião os comerciantes relataram os problemas que estão enfrentando no cotidiano com os furtos e golpes aplicados no comércio. Do dinheiro falso, golpes do cartão de crédito e a mais nova modalidade de pagamento, o PIX, têm de tudo. Chamou atenção o caso do lojista da rua Furquim Werneck que caiu no golpe duas vezes, o do Cartão de Crédito e do PIX, pela mesma golpista no intervalo de uma hora. As imagens dos suspeitos circulam nos grupos de comerciantes da Waldomiro Lobo e da Rua Furquim Werneck.
Moradores querem segurança
Moradores também estão clamando por segurança. As reclamações vão de furto de veículos a arrombamento de residências. O roubo de veículos nas vias secundárias dos centros comerciais do Tupi e Guarani são recorrentes. Nos grupos de aplicativos de mensagens sempre tem pedidos de socorro para encontrar veículos. Os mesmos grupos têm servido para mobilizar e alertar os moradores e comerciantes em casos suspeitas. Recentemente um suspeito foi conduzido para delegacia depois de ser detido após invadir uma residência próxima à Praça Cândido Portinari.
Algumas ações de imediato estão sendo tomado por meio da Assembleia Legislativa por solicitação do deputado Roberto Andrade: o reforço do policiamento da Operação Natalina da PMMG, encaminhamento de ofício para o gabinete do Governador solicitando a implantação de base móvel no perímetro da Rua Furquim Werneck/Avenida Saramenha; avaliação da extensão das Câmaras do Olho Vivo. O Instituto Maria da Conceição (Imac), presidida pela empreendedora social e advogada Loíde Gonçalves, fará a interlocução com o poder público, a comunidade e comerciantes.
Campanha de conscientização, com apoio do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, será lançada destacando a importância do Registro de Eventos Defesa Social (Reds) o antigo os Boletins Ocorrências (BO) mesmo que para pequenos furtos ou golpes. As estatísticas de criminalidade chamam atenção da segurança pública e orientam o policiamento da região.