Serrana Campeão da Chave BH

Domingo tem a grande final da Copa Itatiaia

A finalíssima na mais tradicional das copas do futebol amador terá um título inédito na história do clube Campeão Geral da Copa Itatiaia

Serrana e Estrela Mirim decidem neste domingo (22), a partir das 15h30min, na Arena Independência. O Serrana, time do bairro da Serra, é campeão da Chave BH, título nunca conquistado pelo clube. Assim como seu adversário, O Estrela Mirim é o campeão da Chave Metropolitana, também não tem o título geral da Copa Itatiaia.

Para chegar à finalíssima, os clubes empenharam nas campanhas que culminaram com o título de campeão de BH e da Metropolitana, ambos com 100% de aproveitamento nos jogos. Na Chave BH, o Serrana foi o 1º colocado do Grupo 3 com três vitórias em três jogos, 10 gols marcados e apenas dois sofridos. Na quarta de final, goleou o Céu Azul por 4 a 1, na semifinal venceu Pitangui por 2 a 1, e venceu o Universo por 2 a 1, na final conquistando o título de Campeão de Belo Horizonte.

A campanha do Estrela Mirim também foi surpreendente. Três vitórias no Grupo 1 com 8 gols marcados e sofreu um. Nas quartas de final, venceu o Santa Cruz (Contagem), por 1 a 0, mesmo placar contra o Novo Cristina (Betim), na semifinal. Na disputa do título da Chave Metropolitana, venceu por 2 a 1, do Pedra Branca (Ribeirão das Neves).

A história das finais das Chaves

Para ser campeão da Chave BH, o Serrana lutou muito para vencer o Universo do bairro Cabana por 2 X 1. Aos sete minutos, Bitoca fez o primeiro gol do jogo. Dois minutos depois foi há vez de o Brunão marcar para o Universo empatando a partida. Logo em seguida, aos 40 minutos do Guilherme foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo no jogo. Ele voltou ao campo sem autorização do árbitro, após o atendimento médico.

No segundo tempo o Universo, com um jogador a menos, ainda criou oportunidades de gol, mas não resistiu à pressão. O Serrana fez o segundo gol aos 30 minutos no rebote na cobrança de pênalti de Baloteli que Yuri defendeu, Juca aproveitou e marcou o gol do título da Chave BH.

Na final da Chave Metropolitahttps://comunidadeemacao.com.br/site/wp-content/uploads/2021/10/AAA.jpgna o jogo entre o Estrela Mirim e o Pedra Branca teve emoção na virada de placar. O Pedra Branca marcou primeiro gol aos 24 minutos com Pelé na etapa inicial do jogo. Aos 30 minutos, Claudinei de o Estrela Mirim faz o gol de empate para o time de Mateus Leme, este foi placar do primeiro tempo.

No segundo tempo o jogo foi muito disputado e só aos 35 minutos Guilherme marcou, foi o gol desempate. Com 2 X 1 no placar, o Estrela Mirim foi o campeão da Chave Metropolitana.

A final geral da Copa Itatiaia promete ter um jogo cercado de muita disputa e emoções. O desempenho entre os dois clubes está no saldo de gols pró e contra durante a campanha. Não dá para afirmar quem é superior, o que demonstra que a disputa da finalíssima será bem apertada. 

Breno Lopes do Palmeiras
Breno Lopes também no futebol de várzea de BH e foi Campeão da Copa Libertadores – Foto: Reprodução Twitter

Considerada a Copa do Mundo do Futebol de várzea, a Copa Itatiaia revelou jogadores como Paulo Isidoro, Toninho Cerezo e mais recentemente Bruno Henrique, atualmente jogando no Flamengo. Breno Lopes atualmente no Palmeiras, jogou no futebol de várzea nas categorias de base Campo Verde, time do bairro São Bernardo, onde morou e outros clubes amadores.

Bruno Henrique jogodor do Flamengo
Bruno Henrique, do Flamengo, foi jogador do Inconfidência na várzea de Belo Horizonte – Foto: Arquivo Pessoal | reprodução da Internet

Ambos têm irmãos na finalíssima da Copa Itatiaia, Juninho Neymar do Estrela Mirim é irmão mais velho de Bruno Henrique. Marcos Lopes, do Serrana, é irmão de Breno Lopes e filho de Ti Barney uma lenda do futebol de várzea, a essência do futebol. 

Reportagem: @marcossilvabhz

esportes@comunidadeemacao.com.br