Copa Centenário – final dos módulos é neste domingo

Disputa da retal final dos módulos A, B e C da Copa Centenário de Futebol Amador Wadson Lima serão realizadas na tarde deste domingo (23), em campos do futebol amador da cidade. Sete partidas serão disputadas. A competição é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte para fortalecer o futebol amador da cidade.

As oitavas de final do módulo B serão encerradas com o confronto, às 13h, entre Amigos da Vila Califórnia x Paraíso. A semifinal do módulo C terá partidas, às 12h40, entre Bonfinense x Santa Rosa e, às 14h, Popular x Ferrara. A partir das 15h, serão realizados quatro jogos das quartas de final do módulo A – Danúbio x Itamarense, Novo Aarão Reis x Roma, A.A. Monte Azul x Monte Azul E.C e Comunidade x São Luiz.

Copa Centenário

A Copa Centenário de Futebol Amador foi criada no ano de 1997 quando a Capital Mineira completou 100. Naquele ano também houve uma versão da Copa com oito clubes profissionais com a participação de quatro países diferentes. Do Brasil participaram o América, Atlético, Cruzeiro, Corinthians e o Flamengo. Os clubes internacionais Benfica, Milan e Olímpia. Os times foram divididos em dois grupos. No grupo A: Atlético, América, Milan e Corinthians. No grupo B: Cruzeiro, Flamengo, Olímpia e Benfica. A final foi entre Atlético 2 X 1 Cruzeiro.

No mesmo ano teve a versão da Copa Centenário para o futebol amador, onde os clubes disputaram em nove chaves Regionais (como é a divisão geopolítica da cidade). Classificavam o Campeão e Vice por Regional. Nas rodadas seguintes eles se enfrentaram e tinha a disputa do título de Campeão Geral da Cidade. Depois houve a mudança para versão atual.

Com a morte de Wadson Lima (15/01/2005), foi acrescentado o nome de Wadson Lima ao da Copa Centenário em homenagem ao idealizador e era apaixonado pelo futebol amador. Wadson Lima foi ex.técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, quarto colocado nas Olimpíadas de Barcelona em 1992, medalhista de prata nos jogos Pan Americanos. Ele também foi secretário municipal de esporte de Belo Horizonte e vereador de Belo Horizonte.

A competição é mantido no calendário esportivo da cidade visando fortalecer as associações esportivas amadoras do município.

Da redação – esporte@comunidadeemacao.com.br