O Centro de saúde do Aarão Reis está aberto no fim de semana para atender o surto de dengue na Zona Norte de Belo Horizonte. Outros quatro Centros de Saúde também funcionam neste sábado (27) e domingo (28), para garantir atendimento médico às pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. São os Centros de Saúde Carlos Renato Dias (Barreiro), Vera Cruz (Leste), Betânia (Oeste) e Rio Branco (Venda Nova) funcionarão de 7h às 19h, para atendimento para aqueles que apresentarem febre, dores no corpo ou dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.
Existe outra orientação atribuída à Prefeitura para ser divulgada para população é que o atendimento será das 7 às 18h no sábado e domingo.
Segundo informação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Secretaria Municipal de Saúde mantém o acompanhamento diário da situação epidemiológica em cinco regionais foram estrategicamente definidas conforme indicativo de casos de Arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Nas regionais Norte, Barreiro, Leste, Oeste e Venda Nova apresentam maior procura por atendimento com sintomas de Arboviroses. Os dados, divulgado pela PBH nesta sexta-feira (26), são que no período de 1º a 23 de janeiro, mais de 400 pessoas buscaram cuidados médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Barreiro e Venda Nova com suspeita de dengue ou outras Arboviroses. Em dezembro de 2023, a procura por assistência nesses dois locais não excedeu 50 atendimentos.
Procure o Centro de Saúde
A recomendação do secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, as pessoas que apresentarem os sintomas de dengue ou alguma das outras Arboviroses devem buscar atendimento.
“Os centros de saúde são a porta de entrada para os serviços da rede SUS-BH. A orientação é que a população busque, preferencialmente, esses locais. Por isso, abriremos cinco unidades para atuar como retaguarda das UPAs e garantir a assistência aos usuários durante o fim de semana. A depender do cenário epidemiológico, podemos prontamente adotar novas medidas e ampliar os locais de atendimento”, reforça o secretário.
UPA-Norte
A mesma recomendação foi debatida em reunião na UPA-Norte pelos Conselhos Municipal, Distrital Norte e de Usuários da UPA-Norte depois da crise de atendimento na segunda-feira (22). Em casos de sintomas de algumas Arboviroses (dengue, zika e chikungunya), os usuários devem procurar inicialmente o Centro de Saúde do seu bairro para avaliação e atendimento durante o horário normal de funcionamento. Caso necessário os pacientes são encaminhados para UPA-Norte.
A PBH garante que os Centros de Saúde estão preparados para atender os casos suspeitos de dengue e outras Arboviroses e as equipes já receberam orientações e treinamentos sobre o manejo clínico, seguindo os protocolos mais recentes do Ministério da Saúde.
Na reunião realizada na quarta-feira (24) entre os representantes dos Conselhos e servidores da UPA-Norte, foi encaminhado um ofício para Secretaria Municipal de Saúde. No documento foi solicitando a implantação de tendas com equipamentos para acolher com mais qualidade os pacientes e reforço da equipe médica e enfermagem para os casos mais agudos dos casos de dengue, zika e chikungunya. A proposta é para evitar o agravamento do surto que pode levar a óbitos.
Declaração de Emergência
O Governo do Estado Minas publicou no Diário Oficial decretou hoje (27) a Declaração de Emergência em Saúde Pública em razão do cenário epidemiológico de Doenças Infecciosas Virais de Arboviroses.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que, até o último dia 22, Minas já havia registrou 11.490 casos confirmados de dengue em 2024. No mesmo período, foram detectados, ainda, 3.067 pacientes com chikungunya. Um Caso de óbito foi confirmado e investigam outros 14 casos se estão relacionados Arboviroses.
Serviço:
Confira o endereço dos locais que estarão em funcionamento neste final de semana para atendimento exclusivo de dengue, zika e chikungunya.
Norte: Centro de Saúde Aarão Reis: Rua Waldomiro Lobo, 177 – Aarão Reis.
Barreiro: Centro de Saúde Carlos Renato Dias: Rua José Gonçalves, 375 – Barreiro.
Leste: Centro de Saúde Vera Cruz: Praça Padre Léo Verheyen, 36 (Antiga Praça Pedro Lessa) – Vera Cruz.
Oeste: Centro de Saúde Betânia: Rua Canoas, 678 – Betânia.
Venda Nova: Centro de Saúde Rio Branco: Rua Crisanto Muniz, 120 – Rio Branco.
Reportagem & Foto: Marcos Silva
redacao1@comunidadeemacao.com.br