Prefeitura anunciou que a unidade tem 17 consultórios médicos e um odontológico, com capacidade de atender cerca de 14 mil usuários
A nova sede do Centro de Saúde Aarão Reis já está em funcionamento em novo endereço. Em uma localização estratégica, na avenida Waldomiro Lobo, 177, na divisa dos bairros Aarão Reis e Guarani, Região Norte da capital, local de fácil acesso. A unidade unidade de saúde, que atendia aproximadamente 10 mil pessoas, passa a atender cerca de 14 mil usuários, com a inclusão dos mais de 3.800 usuários da equipe três quer eram atendidos pelo Centro de Saúde do bairro Guarani. Os profissionais da equipe de Saúde Família também foram remanejados passando para quatro equipes.
A nova sede trouxe passam a contar com uma estrutura ampliada e totalmente acessível às pessoas com mobilidade reduzida. O Centro de Saúde Aarão Reis possui dois andares de área construída em aproximadamente 1 mil m².
São 17 consultórios médicos, um odontológico e um anamnese; salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiuso; farmácia; zoonoses; setores administrativos, dentre outros. Toda a construção foi executada com tecnologias sustentáveis, acessos independentes, integração dos ambientes e revestimentos de fácil higienização.
Com a ampliação da área de abrangência do Centro de Saúde Aarão Reis, que atende parte do bairro Providência, a unidade também passou a assistir a população do bairro Guarani.
O centro de saúde conta ainda com duas equipes de Saúde Bucal; equipe de apoio, composta por clínico geral, ginecologista, assistente social, psicólogo, enfermeiro e pessoal administrativo; os agentes de Combate a Endemias e agentes Comunitários de Saúde. Também integra ao trabalho uma equipe multiprofissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), formada por nutricionista, farmacêutico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional.
Obra da PPP
A nova sede do Centro de Saúde Aarão Reis faz parte do pacote de obras da Prefeitura que prevê a reconstrução de 40 centros de saúde, uma Central de Material Esterilizado e um laboratório central, por meio de Parceria Público Privada (PPP). Todos os centros de saúde contemplados na PPP terão espaço físico padronizado e áreas com 100% de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
Reportagem: Redação JCA