O fechamento da casa lotérica no bairro Tupi deixou a população e comerciantes preocupados. Os comerciantes com o futuro do comércio da Rua Furquim Werneck e a população com a falta de opção para os serviços bancários que as lotéricas oferecem. Um cartaz fixado na porta informa em poucas palavras o motivo do fechamento da lotérica.
A comunidade reclama que a casa lotérica era a única opção para os moradores dos bairros Tupi, Conjunto Felicidade e Novo Aarão Reis para efetuar movimentação bancária dos correntistas da Caixa Econômica e beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.
Com a lotérica do Tupi fechada, os usuários têm que deslocar para os bairros vizinhos para efetuar os pagamentos, fazer movimentação bancaria e realizar as apostas nos jogos da Caixa. Cerca de 60 mil pessoas que ficaram prejudicadas com a falta do serviço.
O Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO recebeu diversas reclamações da população, pelo aplicativo de mensagens, querendo saber o motivo do fechamento e em busca de informações de quando a lotérica voltará funcionar.
Ivonilda Ferreira disse que a lotérica é importante para ela que é idosa, pois a lotérica é a opção de pagar os boletos bancários. Ela está disposta realizar uma reunião de mobilização para que a lotérica volte funcionar.
Niwton, morador do conjunto Felicidade e ligado ao movimento cultural da Região Norte, ressaltou a importância da lotérica para região e que ele tinha o hábito de usar a lotérica para pagar contas ou realizar movimentação bancária. Ele afirma que ao deslocar para o bairro Guarani as pessoas fazem as compras por lá incluindo a alimentação. Ele achou estranha a explicação que consta no cartaz e a falta de previsão para abertura.
Para os comerciantes e prestadores de serviços o fechamento da lotérica trouxe prejuízo e queda nas vendas com a redução do fluxo pessoas na Rua Furquim Werneck. Nos grupos dos comerciantes no aplicativo de mensagens que o Jornal teve acesso, eles comentaram da importância da lotérica por atrair o público para fazer compras no centro comercial.
“O fato é, infelizmente o bairro Tupi está regredindo. Quando a gente olha e vê comerciantes investindo, no comércio melhorando mesmo. Você acha que vai mudar a visão. Aí me vem essa. AFF infelizmente é regredir isso pra mim (sic).” diz lojista da MK Modas
“Pois é, depois do fechamento da casa lotérica, as vendas caíram sim, acredito que para todos da Furquim (Werneck), espero que seja resolvido rápido essa questão.”, disse Paulo Cruz da Líder Cosméticos.
“O comércio caiu muito! A loteria tem que abrir meu povo”, disse a Solange.
Fechada temporariamente
Diante das especulações do motivo do fechamento da lotérica, o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, após tentativas de contato com permissionário da lotérica, procurou a Caixa Econômica com as demandas dos usuários. Através de nota Caixa explicou que a lotérica está fechada em razão de pendências na documentação.
“A CAIXA informa que a lotérica Tupi Loterias, em Belo Horizonte (MG), encontra-se com o atendimento suspenso temporariamente para regularização de pendências documentais.”
Na nota a Caixa indicou endereços que ela acredita proporcionar “maior comodidade dos clientes, seguem abaixo os endereços de atendimento da CAIXA, próximos a Tupi Loterias, em Belo Horizonte (MG):
Sorte Real Loterias: Avenida José Lopes Muradas, 450 – Bairro Floramar
Caixa Forte Loterias: Rua Waldomiro Lobo, 990 C – Bairro Guarani_
MLS Loterias: Rua Waldomiro Lobo, 133 L – Bairro Aarão Reis_
Agência Minas Shopping: Rua Jacuí, 3636 – Bairro Ipiranga_
Agência Shopping Estação: Avenida Cristiano Machado, 11833 – Bairro Vila Cloris_
A Caixa afirma que “possui canais alternativos de atendimento por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0104), do Internet Banking CAIXA e dos aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS e Bolsa Família, dentre outros (www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos)”
Na nota a Caixa informa que: “por telefone, os clientes contam com a Central de Atendimento CAIXA, nos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (para demais regiões). O beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo App Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111.”
Diante da resposta que pouco elucidou a dúvida da população, o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO voltou a questionar, principalmente a previsão da data de reabertura da lotérica, o banco afirmou que o posicionamento o enviado na nota anterior.
Reportagem e fotos: Marcos Silva | JCA | 2ª Edição
E-mail: redacao2@comunidadeemacao.com.br