Nova estrutura amplia acesso a atividades esportivas e sociais na Região Norte de BH
O Centro de Apoio Comunitário (CAC) Providência, no bairro Minaslândia, Região Norte de Belo Horizonte, passou por uma significativa revitalização e agora conta com o recém-inaugurado Espaço de Artes Marciais Fuad Noman. A cerimônia de inauguração, realizada nesta segunda-feira (19), contou com a presença do prefeito Álvaro Damião, autoridades municipais e algumas lideranças comunitárias da região.
Em agosto de 2023 (leia neste a reportagem neste link) o Jornal & Portal COMUNIDADE EM AÇÃO denunciou a situação de abandono do CAC Providência.
O novo espaço, voltado para a prática de artes marciais como Jiu Jitsu e Muay Thai, representa mais um passo na consolidação do CAC como referência em esporte, cultura e assistência social na capital mineira. As obras incluíram ainda a instalação de uma nova academia da cidade, revitalização de banheiros, criação de um centro de convivência e construção de alojamentos para a Guarda Municipal.
Investimento em esporte e convivência comunitária
O Espaço de Artes Marciais, que homenageia o ex-prefeito Fuad Noman, foi pensado para ampliar o atendimento a jovens e adultos da comunidade com atividades esportivas gratuitas. O CAC também abriga um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um Centro de Saúde e um posto da Guarda Municipal, reforçando sua vocação como equipamento público multifuncional.

Durante o evento, o prefeito Álvaro Damião afirmou que irá honrar os compromissos deixados por Fuad Noman e avançar com novas melhorias. “O CAC Providência ficou lindo e ainda pode ficar melhor. Tem muita coisa que a gente pode fazer, não só no CAC, mas no bairro como um todo, que é importante não só para a Região Norte, mas para Belo Horizonte como um todo”, declarou.
Damião também anunciou que pretende manter um diálogo mais próximo com os moradores da região. “Esse povo será cuidado de uma forma como eles nunca foram”, disse, e acrescentou que realizará reuniões com as lideranças comunitárias das regionais para ouvir diretamente as demandas da população. Segundo o prefeito, essas visitas ainda não são encontros oficiais, mas já está em seus planos um cronograma de escuta ativa, embora ainda sem data definida.
Providência em Ação: mais de mil atendimentos
O CAC é sede do projeto social Providência em Ação, coordenado pela Guarda Municipal, com apoio das secretarias de Educação, Saúde e Esporte. O programa oferece atividades físicas e culturais a mais de 1,1 mil pessoas — entre crianças, jovens, adultos e idosos — oriundos principalmente dos bairros Providência, Minaslândia, Guarani, Primeiro de Maio e Aarão Reis.
✅ Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN
✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao
As aulas de ginástica, dança, ciclismo, capoeira, música e artes marciais são realizadas de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde. As inscrições são presenciais, feitas nos próprios horários das atividades, mediante apresentação de atestado médico. Para menores de idade, a matrícula deve ser feita por pais ou responsáveis legais.
Reivindicações da comunidade
Lideranças comunitárias aproveitaram a presença do prefeito para apresentar demandas antigas, como a revitalização do campo de futebol do CAC e a construção de um novo centro de saúde, no formato de Parceria Público-Privada (PPP). O prefeito sinalizou positivamente para ambas as solicitações.
Apesar do clima de celebração, alguns líderes locais também expressaram insatisfação com a falta de resposta da Administração Regional Norte a encaminhamentos anteriores. Uma liderança comunitária ouvida pela reportagem, que preferiu não se identificar, criticou o que chamou de “atendimento clientelista” e lamentou a saída de Josué Valadão do governo, por considerar que ele mantinha um diálogo mais direto com as lideranças sociais.
CAC como modelo de integração
A revitalização do CAC Providência reafirma o papel desses espaços como instrumentos de inclusão social e fortalecimento da cidadania. Com a promessa de novos encontros entre o Executivo municipal e as lideranças comunitárias, moradores da Região Norte voltam a ter esperança de que as necessidades locais terão voz ativa na construção das políticas públicas.
Serviço
Interessados em participar das atividades devem comparecer ao CAC Providência nos horários das aulas, levando atestado médico. A participação é gratuita.