A Prefeitura informou que no segundo semestre deste ano começa as obras dos viadutos no complexo das Avenidas Waldomiro Lobo e Saremenha. Comerciantes estão preocupados com impacto da obra no local durante e após a construção do viaduto.
Em outro dois pontos da Avenida Cristiano Machado terão intervenções, na confluência da Avenida Sebastião de Brito e na Vilarinho com uma trincheira.
O cruzamento das avenidas Waldomiro Lobo e Saramenha com a av. Cristiano Machado terão intervenções com obras para construções de viadutos, informou a Prefeitura de Belo Horizonte. Segundo a PBH dois outros pontos da Avenida Cristiano Machado também terão intervenções. Na divisa das Regionais Norte e Pampulha a intervenção será nas Avenida Sebastião de Brito com a Cristiano Machado. O terceiro ponto de intervenção será na Avenida Cristiano Machado com a Vilarinho.
Conforme a nota da Prefeitura enviada para o Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO, os projetos da Waldomiro Lobo e Saramenha estão concluídos, com previsão de início de obras para o segundo semestre de 2022 e conclusão no segundo semestre de 2024. A previsão de conclusão dos projetos da Sebastião de Brito e da Vilarinho é no segundo semestre de 2022. O prazo de execução das demais interseções dependerá da conclusão dos projetos.
Os projetos são conduzidos por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), que contratou empresas para desenvolver projetos e estudos especializados de infraestrutura viária urbana e mobilidade.
Os locais das intervenções caracterizam-se por interseções semaforizadas remanescentes da Avenida Cristiano Machado com baixos níveis de serviço de tráfego, sendo necessário promover o aumento da capacidade do corredor, de modo a minimizar os inconvenientes causados pelos congestionamentos atuais e garantir a fluidez do tráfego de passagem, sem o comprometimento da acessibilidade aos bairros vizinhos.
Os projetos foram/estão sendo desenvolvidos com base em estudos de tráfego e diretrizes dos órgãos municipais. Estima-se que as obras das interseções da Waldomiro Lobo (e Saramenha) totalizarão cerca de R$130 milhões.
Comerciantes estão preocupados
Comerciantes e prestadores de serviços próximo à rotatória das Avenidas Waldomiro Lobo e Cristiano Machado estão preocupados com o impacto que as obras do viaduto podem causar em seus negócios.
Para Paulo César Damasceno, proprietário da VIPaulo, acredita que os pontos comerciais ficarão parcialmente encobertos pelas alças dos viadutos. Alegando que ainda não conhece o projeto para saber como vai ficar o local.
“Tem os dois lados, o comercial que vai prejudicar os comerciantes que estão há décadas, entendeu, com certeza, imagino eu, mas vai beneficiar o trânsito da [Avenida] Cristiano Machado, Waldomiro Lobo, entendeu, tem os dois lados da moeda. Tem que ver se não vai impactar muito os comerciantes que estão sacrificados nesta pandemia ai, nesta crise ai, entendeu, tem gente que muito tempo que está aqui, tem décadas, entendeu, O cara perder o ponto comercial dele é meio complicado (sic)” diz o empresário que há 22 anos tem a loja na Avenida Waldomiro Lobo afirmando que é difícil um comerciante reconstruir um novo ponto comercial em outro lugar.
Paulo conta que ficou sabendo da construção do viaduto por terceiros e ele não foi procurado ou comunicado pela Prefeitura.