Perspectiva trincheira vilarinho

Avança a Licitação para Implantar de Trincheira na Av. Cristiano Machado

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que está em andamento o processo licitatório para a execução das obras de implantação de uma trincheira na Avenida Cristiano Machado, nas proximidades da Catedral Cristo Rei. A obra, que visa melhorar o tráfego na Região Norte e promover maior fluidez no trânsito, será realizada entre a interseção com a Avenida Vilarinho e a área próxima à nova Catedral.

Conforme anunciou a Prefeitura, a licitação referente ao projeto foi registrada sob o número SMOBI 96.058/2024 CC. A contratação para a execução das obras está em fase de licitação e será monitorada por meio das publicações oficiais no Diário Oficial do Município (DOM) e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), um site do Governo Federal que acompanha e publica informações sobre contratos públicos.

A trincheira será uma importante intervenção no trânsito local, visando facilitar o fluxo de veículos e minimizar os congestionamentos nas vias mais movimentadas da cidade. A obra também visa atender a uma crescente demanda de mobilidade urbana, especialmente em áreas com grande concentração de tráfego. Em entrevista ao COMUNIDADE EM AÇÃO, em novembro de 2022 (veja o vídeo), Adriano Morato, diretor de Infraestrutura da Sudecap falou do cronograma do conjunto de obras da Cristiano Machado.  

Entretanto, a assinatura da ordem de serviço, que dará início formal aos trabalhos, dependerá da conclusão dos trâmites legais e administrativos do processo licitatório. A Prefeitura afirma que, assim que todos os procedimentos forem finalizados, os detalhes sobre o início das obras serão divulgados.

O projeto de implantação da trincheira na Avenida Cristiano Machado é parte de uma série de investimentos planejados para melhorar a infraestrutura de transporte e mobilidade em Belo Horizonte. A execução dessa obra se soma a outras iniciativas da administração municipal para modernizar o sistema viário e garantir mais segurança e eficiência no tráfego da cidade.

A construção das trincheiras possibilita a criar um bolevar entre o shopping e a Catedral Foto: @marcossilvabhz | JCA – Arquivo

Mais informações sobre o andamento do processo licitatório e outros detalhes sobre a obra podem ser acompanhadas através da página oficial da Prefeitura de Belo Horizonte

Mais Três obras na Região Norte

Essa obra promete não somente melhorar o tráfego na Região Norte, mas também reforçar a infraestrutura da cidade, facilitando a mobilidade dos moradores e visitantes que transitam diariamente pelas imediações da Av. Cristiano Machado e da Catedral Cristo Rei.

 

 Siga o Canal COMUNIDADE EM AÇÃO ON no WhtasApp têm notícias da ZN

✅ Siga o nosso Instagram: @comunidadeemacao

✅ Siga o Comunidade em Ação no Google News

 

Três outras obras estão em andamento. O complexo de viadutos da Av. Waldomiro Lobo no bairro Guarani que iniciou no 2º semestre de 2022 com previsão de conclusão e no meio do ano de 2025. No escopo da obra tem: implantação de um viaduto, com adequações na circulação de pedestres e a requalificação do ambiente urbano nas áreas remanescentes, melhorando o acesso à estação de metrô Waldomiro Lobo e gerando mais urbanização no entorno do empreendimento. Investimento em torno de R$ 104,8 milhões.

Viaduto na Saramenha no limite dos bairros Guarani e Floramar. Iniciou dezembro de 2023 com previsão de terminar ainda neste semestre de 2025. Estão implantando uma alça que vai altar a circulação no trânsito em direção ao centro e eliminando o semáforo no cruzamento com a Cristiano Machado. Investimento de R$ 29,2 milhões. 

Na Av.Sebastião de Brito, na interseção com Cristiano Machado no Bairro Dona Clara, a Prefeitura está implantando viadutos para melhorias na eficiência das operações no tráfego, principalmente pela possibilidade de dispensa de semáforos, minimizando os congestionamentos constantes desses cruzamentos. A obra iniciou em julho de 2023 e deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.   

Os recursos para as obras são provenientes do contrato de financiamento da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro.

Reportagem: Marcos Silva | recacao1@comunidadeemacao.com.br

Foto: Marcos Silva | JCA – Arquivo    Imagem da Capa: PBH | Divulgação

Deixe uma resposta