A magia do Carnaval já toma conta da Região Norte de BH! Dezenas de blocos e micaretas prometem arrastar multidões de foliões de todas as idades pelas ruas, em uma festa vibrante e contagiante.
O Carnaval já está em pleno vapor, trazendo muita animação para todas as regiões da capital mineira, e a Região Norte não fica de fora. O cronograma do “esquenta” dos blocos foi divulgado no site da Belotur, levando os foliões para as ruas em busca de diversão. Apenas na nossa região, mais de 20 blocos prometem agitar moradores e turistas de todas as idades.
Além dos blocos de rua, há opções como os blocos caricatos com as tradicionais marchinhas, a programação infantil e os aguardados desfiles das escolas de samba na avenida Afonso Pena.
O Comunidade em Ação conversou com alguns representantes do Carnaval da região, entre eles o bloco Carna Flora, que estreou em 2016. Com desfiles que arrastam até 5.000 foliões pelas ruas e avenidas do bairro, o Carna Flora busca trazer para a periferia a mesma estrutura e recursos do carnaval do Centro de BH. “Como bloco periférico, temos um papel importante, pois nos propomos a levar para a periferia o mesmo Carnaval feito no Centro de BH, com a mesma estrutura e recursos, como o trio elétrico e uma ótima bateria”, disse o presidente do bloco, Cássio Cruz.
Inspirado em projetos comunitários, a alegria do Carna Flora é multicultural, multiétnica e inclusiva, contagiando crianças, adultos e idosos. “Ao longo desses anos, temos realizado desfiles aqui no bairro, e acreditamos que o Carnaval de Belo Horizonte está sempre melhorando”, resumiu Cássio Cruz.
- · Concentração: Rua José Soares, 134, Floramar
- · Dispersão: Av. José Lopes Muradas, 140, Floramar
- · Data do Desfile: 13/02/2024, a partir das 12h
O Bloco Pipixo, liderado pelo presidente Charles William, começou em 2017 com cerca de 200 pessoas e hoje reúne um público de aproximadamente 3.000 foliões. A visão do bloco é se tornar uma referência na região norte de Belo Horizonte nos próximos anos, trazendo alegria, animação e inclusão para o Carnaval. Formado por amigos do Condomínio Maria Stella, o Pipixo conta com uma bateria de 15 integrantes que tocam marchinhas e sambas de carnaval.
- · Concentração: Praça Jorge Alves, 33, Guarani
- ·Dispersão: Av. Saramenha, 1.820, Guarani
- ·Data do Desfile: 11/02/2024, a partir das 14h
- Com essa energia contagiante, o Bloco Pipixo inspirará a alegria gratuita e verdadeira que emana das pessoas durante o Carnaval.
O Jornal Comunidade em Ação destacou outros blocos de rua para os leitores aproveitarem. O Bloco da Juju Pauline, que existe há 12 anos em BH e anima o público com shows em todos os ritmos; o Micareta do Me Gusta, com o estreante Gustavo Tannure trazendo energia e repertório diversificado; e o Bloco Os Baterinhas, que surgiu em 2018 promovendo a sustentabilidade e valorizando as fantasias infantis no carnaval. Também, o Bloco Sucatas, fundado em 2018 visando oferecer diversão aos moradores do bairro Etelvina Carneiro e bairros vizinhos, acolhendo foliões sem discriminação de cor, raça ou sexo.
BLOCO DA JUJU PAULINE
Concentração: Praça Jorge Alves, 33, Guarani
Dispersão: Av. Saramenha, 1.820, Guarani
Data do Desfile: 12/02/2024, a partir das 14h30
MICARETA DO ME GUSTA
Concentração: Rua Nilo Aparecida Pinto, 373, Planalto
Dispersão: Av. Dr. Cristiano Guimaraes, 1.580, Planalto
Data do Desfile: 11/02/2024, a partir das 13h
OS BATERINHAS
Concentração: Av. Saramenha, 1.470, Guarani
Dispersão: Av. Saramenha, 1.612, Guarani
Data do Desfile: 10/02/2024, a partir das 9h
BLOCO SUCATAS
Concentração: Rua Garota de Ipanema, 295, Etelvina Carneiro
Dispersão: Rua Garota de Ipanema, 477, Etelvina Carneiro
Data do Desfile: 10/02/2024, a partir das 15h
MAPA
Prepare-se para um Carnaval inesquecível no Norte de BH! Venha celebrar a vida, a alegria e a cultura com muita folia e animação. Acesse os links para ter obter mais informações sobre os Blocos de Rua, Escolas de Samba e Blocos Caricatos e outras atrações do Carnaval de BH.
· Blocos de rua: Alegria contagiante e repertório eclético para todos os gostos. (https://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/2024/programacao/bloco-de-rua
· Blocos caricatos: Tradição e irreverência com as marchinhas carnavalescas. (https://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/2024/blocos-caricatos)
· Programação infantil: Diversão garantida para a criançada com brincadeiras e atividades especiais. (https://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/2024/carnaval-programacao-infantil-de-blocos-2024)
·Desfiles das escolas de samba: O glamour e a magia do samba na avenida Afonso Pena, no centro da Cidade. (https://portalbelohorizonte.com.br/carnaval/2024/escolas-de-samba)
FESTA MAIOR
Conforme divulgado pela Prefeitura, a edição de 2024 do Carnaval de Belo Horizonte, que teve início em 27 de janeiro e vai até 18 de fevereiro, é mais do que uma celebração cultural e de entretenimento; é também uma festa que gera emprego e renda para diversos setores. A folia é organizada de forma espontânea e possui uma essência democrática e plural. No ano de 2023, a festa contou com a presença de 5,25 milhões de foliões circulando pela cidade. A expectativa para este ano é que mais de 5,5 milhões de foliões encham as ruas da capital com cores, diversidade e alegria.
CAMPANHA
A Prefeitura de Belo Horizonte lançou campanhas educativas abordando questões como a proibição da comercialização de garrafas de vidro, o combate à importunação sexual e ao trabalho infantil, a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e o descarte adequado de resíduos. “O carnaval pertence a todos, é da cidade. Atitudes como descartar o lixo corretamente, respeitar as pessoas e usar os banheiros adequadamente contribuem para a melhoria da nossa festa. Por isso, as campanhas de conscientização são tão importantes”, explicou Gilberto Castro, presidente da Belotur.
DICAS EXTRAS
- ·Use fantasias criativas e coloridas para entrar no clima da festa.
- ·Leve protetor solar, boné e água para se proteger do sol.
- ·Respeite o espaço dos outros foliões e divirta-se com responsabilidade.
CARNAVAL NORTE DE BH: A SUA ALEGRIA É A NOSSA ENERGIA!
Siga no Instagram: @comunidadeemacao
Reportagem: Raquel Santiago
Fotos: Diulgação | Bloco – Arquivo Pessoal