URGENTE – Prefeitura desconhecia o caso de contaminação no Itaú

Revisada

A Prefeitura de Belo Horizonte desconhecia da suspeita de contaminação dos funcionários da agência do Banco Itaú no bairro Guarani na Região Norte da cidade. Há cerca de uma semana agência teve as suas atividades paralisadas por ter funcionário com exame positivo para Covid-19.

O Banco Itaú confirmou que agencia estava contaminada pelo coronavírus (leia a reportagem neste link) e por isso os funcionários foram afastados diante da suspeita. Porem a informação que um dos gerentes faleceu na semana passada por causa da Covid-19 não foi confirmada pela instituição bancaria. Assessoria alegou que não iria informar para manter a privacidade da família do funcionário.

A reportagem do Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO também pediu informação se as autoridades sanitárias do município foram notificadas, mas diante da falta de resposta do banco, o Jornal procurou a Secretaria Municipal de Saúde pedindo informação. A medida foi necessária diante da possibilidade de haver varias pessoas disseminando o vírus na região. Nos grupos de aplicativos mensagem moradores estão preocupação, assustados e temerosos de serem contaminados.

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou por meio de nota que todas as suspeitas de surtos de COVID-19 que são notificadas à Secretaria Municipal de Saúde são avaliadas pelo CIEVS-BH e pela Vigilância Sanitária. A secretaria faz recomendações de acordo com a especificidade de cada situação.

“Com relação ao caso do Itaú, a Secretaria Municipal de Saúde informa que não foi notificada pela empresa, mas apura a questão.”

O fechamento de agência bancaria do Itaú e outros bancos são recorrentes pelo Brasil por causa do coronavírus. Sites de notícias citam casos de contaminação em cidades mineiras e outros estados.

Reportagem e foto: Marcos Silva