Construção do novo Centro Saúde Tupi

Novo Centro de Saúde Tupi

Novo Centro de Saúde Tupi – Uma nova unidade do Centro de Saúde Tupi está em obras na Rua Jorge Amado S/N – Tupi na divisa com o Estádio Isaías Gougher (Campo do Tupinense) . A unidade faz parte da Parceria Público Privada (PPP) Saúde BH com o prazo de entrega da obra e tem previsão de conclusão em abril de 2022.

O Jornal questionou se existe algum projeto específico de proteção ou contenção para unidade em razão das bolas que caem sobre o Centro de Saúde que faz divisa com o Campo de futebol, a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá avaliar a demanda. No campo do Tupinense acolhe projetos sociais da Secretaria Municipal de Esportes.

Centro cultural é reaberto – A partir deste mês de outubro cinco centros culturais da Capital mineira estão abertos para o público usufruir novamente, de forma presencial, das atividades culturais. Será necessário os protocolos de prevenção ao contágio pela covid-19, mediante agendamento prévio.

Na Regional Norte o Centro Cultural São Bernardo foi o primeiro a retomar as atividades para uso dos computadores do Telecentro, o acesso às Áreas Externas dos equipamentos e a visitação às exposições de artes visuais. 

Centro Cultural São Bernardo
Centro Cultural São Bernardo – foto: reprodução site PBH

Nas bibliotecas, o retorno é gradual e oferece acesso ao acervo integrado das Rede de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura, com o serviço de empréstimo de livros e de publicações, bem como o serviço de referência ao leitor. Por meio do site da Prefeitura de Belo Horizonte, será possível a consulta virtual ao acervo bibliográfico.

Os Centros Culturais oferecerão uma programação híbrida, que contemplará as atividades presenciais e com a manutenção também da programação virtual “Centros Culturais em Rede”, que já vinha sendo ofertada, com a maior parte das ações promovidas pelo Youtube da Fundação Municipal de Cultura. Toda a programação é gratuita.

Para mais informações acesse o site da Prefeitura: 

Centro de Saúde Monte Azul – A situação do Centro de Saúde MG 20 no Monte Azul continua indefinida. “A demanda dos usuários continua em análise”, é o que a Secretaria Municipal de Saúde informou por nota ao Jornal COMUNIDADE EM AÇÃO.

Os usuários questionam a transferência para o novo endereço que está em construção no Conjunto Parque Cerrado, limite de Belo Horizonte com Santa Luzia em terreno que a Prefeitura recebeu em contrapartida prevista em Lei na aprovação do projeto habitacional.

Os usuários que moram próximo da atual unidade de saúde questionam a distância do novo Centro de Saúde sem acesso regular de transporte público principalmente para os moradores dos bairros Monte Azul e Maria Tereza.

Em reunião de lideranças sociais com o prefeito Kalil, mediadas pelos vereadores Bruno Miranda (PDT) e Marialda Portela, ficou acertado que o Centro de Saúde MG20 funcionará em dois endereços.

A previsão da entrega da obra do novo Centro de Saúde MG20, que faz parte da PPP Saúde BH, é para o final de novembro/2021, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Índios venezuelanos na Norte – A precariedade dos índios venezuelanos acolhidos no Abrigo São Paulo ganhou visibilidade na reunião virtual do dia 7/10, convocada pela presidente do Conselho da UPA Maria das Graças, quando foi denunciada a situação dos indígenas advindos da Venezuela e que estão circulando pelo Brasil.

Os imigrantes, 74 pessoas na maioria crinças, estão em situação de risco social e há casos positivos da Covid-19 entre eles. Uma criança de nove meses está internada no Hospital João Paulo II na Capital, depois de receber os primeiros atendimentos na UPA Norte. Foi a partir deste caso que o Conselho tomou conhecimento dos fatos por meio de denúncia de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento.

Durante a reunião foi apresentado relato das ações que os técnicos do Centro de Saúde do 1º de Maio fizeram no acolhimento dos imigrantes que foram cadastrados no SUS. Mas em função da cultura e costumes da tribo, a equipe de saúde e assistentes enfrentam dificuldades para se comunicar em razão do dialeto e na sua maioria não falam espanhol. A alimentação também é outra barreira uma vez que os hábitos deles são diferentes.

A Prefeitura tem monitorado a situação realizando os testes de Covid .