Vacinas contra a gripe estão disponível
A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu por parte do Ministério da Saúde mais uma remessa de doses e retomou nesta sexta-feira, dia 3/4, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As vacinas estão sendo distribuídas para os Centros de Saúde e hospitais. Com a chegada da nova remessa, Belo Horizonte contabiliza, até o momento, aproximadamente 415 mil doses para a primeira fase da imunização.
Na primeira etapa, têm prioridade de vacinação as pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde, que totalizam cerca de 400 mil pessoas. A campanha está programada para acontecer até 22 de maio.
O Governo Federal antecipou a campanha deste ano e as doses estão sendo entregues de forma escalonada. A vacina não tem eficácia contra o Coronavírus, mas protege contra três tipos de vírus da gripe.
Cadastro para acamados
O cadastramento de pessoas acamadas e residentes em casas de repouso, impossibilitadas de se locomover para receber a vacina, pode ser feito no portal da PBH ou diretamente no Centro de Saúde (lista dos Centros de Saúde da Norte) de referência do paciente para receber a vacina em casa.
O período de cadastro vai até 9 de maio. A vacinação domiciliar é exclusiva para o público-alvo da campanha que não tem condições de comparecer ao Centro de Saúde.
Notícia atualizada em 4 de março às 9:32
Centros de Saúdes aguardam por doses para retomar com a imunização
A Secretaria Municipal de Saúde aguarda nova remessa doses da vacina por parte do Ministério da Saúde para retomar a campanha de vacinação. Belo Horizonte recebeu, até o momento, 315 mil doses para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Este montante foi distribuído para as unidades de saúde e uma rede privada de farmácias da Capital, mas já esgotou.
A Secretaria de Saúde esclarece para a população que o Ministério da Saúde assumiu compromisso com os municípios de fornecer vacina para todo público-alvo desta campanha.
Em Belo Horizonte a meta é de 1,1 milhão de pessoas para serem vacinadas e nesta fase serão priorizadas as pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da área de saúde, totalizando cerca de 400 mil pessoas.
O Governo Federal antecipou a campanha neste ano e as doses estão sendo distribuídas de forma escalonada, semanalmente. Assim que as doses estiverem disponíveis, será feita a distribuição nas unidades de saúde e consequentemente a divulgação para população. A campanha está programada para acontecer até o dia 22 de maio.