TUpinense Campeão Gatorade 1

Tupinense derrota o Unidos e conquista a Taça Gatorede

O Tupinense derrotou o Unidos da Leste e conquistou (28/10) a Taça Gatorade 2023. O jogo foi na Arena Santa Cruz que teve um público de dois mil torcedores.

No tempo regulamentar, o tricolor do bairro Tupi venceu por 1 a 0. Como previsto no regulamento da competição, o time que correu a maior distância na partida, de acordo com aparelhos de GPS, foi contemplado com um gol. Neste critério o Unidos da Leste correu maior distância na partida, de acordo com aparelhos de GPS, ganhou um gol e conseguiu o empate.

Com o empate em 1 X 1, a decisão foi por pênaltis, o Tupinense foi novamente superior e venceu por 4 a 3. Além do título, o Tupinense ficou com o prêmio de R$ 5 mil, troféu e medalhas.

Conforme os dados do GPS, ao correr 11,66 km durante a partida, Tinga do Unidos da Leste, foi eleito o melhor em campo.

Participaram da primeira edição do torneio; Radiante, Serrana, Tupinense e Unidos da Leste. Foram os quatro clubes mais bem colocados no último campeonato do SFAC séria A – 2023. Os jogos foram decididos em duas rodadas duplas na Arena Santa Cruz

A campanha dos times

Para chegar à decisão, o Unidos da Leste derrotou o Radiante por 2 a 1 no tempo normal. Conforme prevê o regulamento, o time vencedor ganhou um gol extra e teve o placar ampliado para 3 a 1 por percorrer a maior distância em campo.

Já o Tupinense venceu o Serrana, do bairro Serra, por 3 a 2 no tempo regulamentar. Por correr mais na contagem do GPS, a equipe derrotada ganhou um gol extra e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças alternadas, deu novamente Tupinense, por 5 a 4.

A tecnologia na várzea

Que o futebol de várzea é forjado no suor e na raça, todo torcedor na beira do campo já sabe. Os clubes amadores conseguem unir, por exemplo, atleticano e cruzeirense para torcer pelo time do bairro. Por sua vez, atletas amadores dedicam com suor e esforço para conquistar à vitória do time da sua comunidade.

Para medir a sua dedicação ao time, o torneio teve uma regra inédita no regulamento, onde o esforço do time foi usado para definir o placar. Se a música afirma que “bola na trave não altera o placar”, através do monitoramento via GPS, mudou o placar das partidas da Taça Gatorade.

Por meio desses dispositivos foi possível chegar a níveis mais detalhados de monitoramento dos atletas em movimento. Ao término da partida, no tempo regulamentar, o time que atingiu a maior quilometragem em campo somou um gol no placar final. Em caso de empate no placar do jogo, somado ao gol acrescentado pelos quilômetros percorridos, à decisão foi para os pênaltis. Neste critério o Tupinense se deu bem e levou o título.

Da Redação | foto: Reprodução Internet