A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) concluiu em novembro a obra de contenção de encosta em gabião e muro grampeado para restabelecimento do maciço do talude na avenida Basílio da Gama, no bairro Tupi B, região Norte da cidade.
Os trabalhos contemplaram a construção de uma estrutura de contenção das duas margens do córrego da avenida Basílio da Gama, em frente ao número 1.087, com extensão total de 60 metros e altura máxima de 4,5 metros, proteção do talude localizado nos fundos da creche e revestimento do fundo do córrego.
Entre os serviços realizados estão demolições e remoções, trabalhos em terra, contenções, serralheria, pintura, drenagem, pavimentação, urbanização e obras complementares. Por se tratar de área de preservação permanente, as obras seguem diretrizes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a redução de impactos ambientais.
A obra dará estabilidade ao barranco que corria o risco de ceder em função das chuvas do final de 2020. A Sudecap estava moni-torando o local e por isso foi desenvolvido um projeto para recuperação do trecho.
“Foi identificada uma situação de risco com deslizamento de terra no barranco da avenida Basílio da Gama. E por estar localizado no fundo da Creche José de Souza Sobrinho, tratamos esse trabalho como uma obra emergencial devido ao estágio já avançado do desmoronamento e para o local resistir ao próximo período chuvoso. As intervenções trouxeram estabilidade, segurança aos usuários da creche e para quem passa na via”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.
Da Redação
Foto: Marcos Silva | JCA