Localizada no bairro Tupi, a Rua Gastão Cruls, em Belo Horizonte, opera com nova circulação de trânsito em mão única. A mudança foi implementada pela BHTrans no dia 13 de junho, conforme informações da Prefeitura. A nova circulação em mão única na Rua Gastão Cruls é do sentido da Avenida Saramenha até a esquina da Rua José Clemente. Foram instalados placas e faixa em pano orientando o trânsito local.
O Jornal & Portal COMUNIDADE EM AÇÃO, que já trouxe diversas matérias sobre o tema ao longo de 2023, incluindo relatos de acidentes ocorridos na via, recebeu informação da Prefeitura explicando a mudança. Segundo uma nota da Assessoria de Impressa, a mudança foi motivada pela alta demanda de tráfego e pelo índice elevado de acidentes na região. Para Prefeitura, a decisão de transformar a Rua Gastão Cruls em mão única faz parte de um esforço contínuo para melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança dos moradores e motoristas que transitam no limite dos bairros Tupi e Floramar. E para monitorar no dia da alteração, equipes da BHTrans estiveram no local para orientar motoristas e pedestres conforme a nova sinalização implantada, finaliza a nota.
População aprova
A alteração na circulação se baseou em estudos técnicos visando reorganizar o trânsito, proporcionando mais segurança e fluidez nas vias. Em agosto de 2023, a BHTrans realizou um teste operacional, aprovado pelo órgão de trânsito.
No 9 de setembro do mesmo ano, durante uma assembleia da CRTT-Norte, o órgão de trânsito apresentou os resultados estudo para população. Em votação foi aprovada a mudança, pela maioria dos moradores presentes na reunião, consolidando a decisão de implementar a nova circulação de trânsito na Rua Gastão Cruls.
Essas reuniões foram possíveis graças à iniciativa do Vereador Reinaldo Preto Sacolão (UD), acolheu a demanda dos moradores em seu Gabinete e promoveu a Visita Técnica com os técnicos da BHTrans no ano passado, e teve apoio da Regional Norte.
A mudança já está trazendo resultados positivos, com a comunidade local notando melhorias na circulação viária no limite dos bairros Tupi e Floramar. É que dizem os moradores abordado pela nossa reportagem no local.
A dona de casa Susana, moradora da Rua José Clemente, aprovou a nova circulação no trânsito local. Para ela, da maneira que estava era perigoso principalmente para idosos e crianças atravessar nas esquinas. Susi participou da mobilização com outros moradores em favor da alteração da circulação no trânsito. Ela conta que durante os testes no ano passado acreditou que daria certo e fez questão de participar na votação no CRTT para aprovar a mudança. Susi lembrou que dos inúmeros acidentes com vítimas aconteceram naquelas esquinas.
O motoboy Jean-Marcel, só viu benefício com a nova circulação no trânsito. Ele conta que frequentemente acontecem acidentes no cruzamento. O motoboy disse ser essencial fazer alteração para facilitar a travessia principalmente de idosos. Marcel acredita que algumas pessoas vão reclamar, principalmente pessoa que está no veículo e terá de dar alguma volta no quarteirão. “A gente tem que pensar no coletivo e no bom senso para todos, dar uma volta a mais (quarteirão) não faz diferença pra gente não” disse o motoboy.
Sem fiscalização
Sem a presença da fiscalização dos agentes da BHTrans no local na sexta-feira (14) e no sábado (15), a nossa reportagem flagrou diversos motoristas e motoqueiros desrespeitando a sinalização da nova circulação. Veículos desceram a Rua José Clemente e fizeram a convergência a esquerda para a Rua Edgar Cavalheiro e outros desciam em contramão na Rua Gastão Cruls.
O Portal Comunidade em Ação continuará acompanhando e reportando os impactos dessa mudança no cotidiano dos moradores.
Reportagem e Foto: Marcos Silva | redacao1@comunidadeemacao.com.br