Prefeitura de Belo Horizonte amplia o atendimento e o combate à doença. Site para contratar profissionais de saúde já está disponibilizado
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugurou o primeiro hospital de campanha contra a dengue na região Norte da cidade, na UPA Norte, como parte do Plano de Enfrentamento às Arboviroses. O objetivo é ampliar e agilizar o atendimento à população, diante do aumento no número de casos na região.
Localizado na avenida Risoleta Neves, 2.580, no bairro Aarão Reis, o hospital de campanha funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com uma tenda de 320m², oferece um Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) para pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika, além de uma Unidade de Reposição Volêmica (URV) com 40 leitos para hidratação venosa.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, serão contratados 170 profissionais para atuar no hospital de campanha, sendo 90 médicos, além de enfermeiros, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos. A Secretaria Municipal de Saúde também mantém ativo um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o Portal da Prefeitura e realizar o cadastro.
“A partir de agora, a Secretaria Municipal de Saúde assume a operacionalização do equipamento, com a contratação dos profissionais. A ideia é que o hospital concentre todos os casos suspeitos de dengue, febre, dor no corpo e manchas vermelhas na pele. Aquele paciente que precisar ficar na condição de internado, passará para essa estrutura do hospital de campanha”, explica Danilo Borges.
Além do hospital de campanha, a PBH adotou outras medidas para combater a dengue na cidade, como abertura de Centros de Atendimento às Arboviroses (CAAs) e ampliação do horário de funcionamento das unidades em diferentes regionais.
A Prefeitura reforça a importância da prevenção e convida os cidadãos a se unirem na luta contra a dengue, destacando a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti como principal forma de prevenção, além do uso de repelente e roupas compridas para se proteger das picadas do mosquito.
Por Raquel Santiago
Com informações da PBH
Foto: PBH |Rodrigo Clemente – Divulgação