e-título

Presidente do TSE convida eleitoras e eleitores para atualizarem o e-Título antes do pleito

 

Na abertura da sessão plenária desta quinta-feira (5), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, fez um convite às eleitoras e eleitores para atualizarem o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, caso ainda não tenham realizado o procedimento. A ministra destacou a importância de realizar a atualização com antecedência, considerando especialmente a proximidade do 1º turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro. “Que, nesse período que falta para o 1º turno das eleições, as eleitoras e os eleitores adotem as providências necessárias para terem tranquilidade e facilidade no dia da votação”, afirmou.

Atualização antecipada para evitar transtornos

A Justiça Eleitoral recomenda que a população baixe e atualize o aplicativo e-Título o quanto antes, evitando possíveis sobrecargas e filas virtuais nos dias próximos ao pleito. Devido ao alto número de acessos simultâneos, há risco de instabilidade na conexão, o que poderia comprometer o processo de atualização do app.

Durante seu discurso, Cármen Lúcia reforçou a simplicidade do procedimento. “Em inúmeras ocasiões, a gente tem que atualizar [os aplicativos]. Eu gostaria de lembrar, mais uma vez, às eleitoras e aos eleitores que não deixem essa atualização [do e-Título] para os últimos dias. É um procedimento tranquilo, fácil, que a gente adota para todas as funcionalidades dos nossos aparelhos digitais”, destacou a presidente do TSE.

Como atualizar o aplicativo e-Título

Para atualizar o e-Título, basta acessar a loja de aplicativos do seu dispositivo (Google Play ou Apple Store) e clicar na opção “atualizar”. A versão mais recente do app, lançada no dia 1º de setembro, inclui melhorias na identificação por biometria, consulta ao local de votação e otimizações no desempenho geral da ferramenta.

É necessário o e-Título para votar?

Não é obrigatório apresentar o e-Título no momento da votação. O eleitor pode votar apresentando um documento oficial com foto. No entanto, o e-Título pode substituir o documento físico se o perfil do eleitor no aplicativo estiver com foto, o que só ocorre para quem realizou o cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral. O e-Título funciona como uma versão digital do título de eleitor.

Funcionalidades do e-Título

Desde o seu lançamento em 2017, o aplicativo e-Título tem oferecido diversas facilidades para eleitoras e eleitores, além de novas funcionalidades que foram sendo incorporadas ao longo do tempo. O app permite que o eleitor consulte seu local de votação, emita certidões, justifique ausência nas eleições, acesse guias para pagamento de multas, autentique documentos emitidos pela Justiça Eleitoral, inscreva-se como mesário voluntário e muito mais. Tudo isso sem a necessidade de se deslocar até um cartório eleitoral.

Com essas funcionalidades, a Justiça Eleitoral visa oferecer mais praticidade e eficiência para as eleitoras e os eleitores, garantindo que todos possam exercer seu direito ao voto com tranquilidade e segurança no próximo pleito.

 

Da Redação: recacao1@comunidadeemacao.com.br

Foto Ilustração | site: TSE