A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) oficializou nesta terça-feira (3) a municipalização de 22,4 km do Anel Rodoviário, assumindo a gestão, manutenção e operação da via que conecta o bairro Olhos d’Água, na região Oeste, à Avenida Cristiano Machado, na região Nordeste da capital mineira.
A cerimônia de transferência contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabrício Galvão e do prefeito Álvaro Damião,. Durante o evento, foi anunciado que o Anel Rodoviário passará a se chamar “Novo Anel Fuad Noman”, em homenagem ao ex-prefeito que faleceu em março deste ano.
Com a municipalização, a PBH visa implementar melhorias significativas na infraestrutura e segurança da via, que atualmente registra altos índices de acidentes. De janeiro a abril de 2025, foram contabilizados 1.474 acidentes, resultando em 206 feridos, 23 em estado grave e 5 óbitos.
Investimentos e Intervenções Planejadas
A prefeitura anunciou um plano de ação abrangente, dividido em cinco eixos: infraestrutura viária, manutenção e conservação, operação viária, desenvolvimento urbano e modernização.
Infraestrutura Viária: Estão previstas reformas em passarelas e viadutos, além da construção de novas alças e acessos em pontos estratégicos. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOBI) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Manutenção e Conservação: A PBH iniciará a recuperação do pavimento, manutenção de dispositivos de segurança, drenagem e contenções. A Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) atuarão na limpeza, capina e roçada dos trechos mais críticos, com a alocação de 40 garis.
Operação Viária: A BHTrans, em colaboração com a Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), assumirá o gerenciamento do trânsito e do transporte coletivo. Inicialmente, 60 agentes da BHTrans e da Guarda Civil Municipal estão sendo capacitados para atuação técnica e especializada. Serão implantados 40 radares com limite de velocidade de 70 km/h e pontos de videomonitoramento para garantir mais controle e prevenção de acidentes.
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Desenvolvimento Urbano: A PBH conduzirá um plano de integração urbana que articula mobilidade, uso do solo, regularização fundiária e proteção do patrimônio público. Participam desse eixo a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), a Secretaria Municipal de Política Urbana (SMPU) e a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SMPOG).
Modernização: Serão implantadas tecnologias para gestão inteligente do trânsito, segurança e resposta rápida a emergências. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continuará prestando atendimento rápido no Anel, com frota equipada e bases descentralizadas.
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Trecho Remanescente e Previsão de Conclusão

Um trecho de 4,1 km do Anel Rodoviário, localizado entre Belo Horizonte e Caeté, permanecerá sob responsabilidade do Dnit até a conclusão das obras de ampliação de capacidade, construção de marginais, restauração e melhorias na BR-381. A previsão é que essas intervenções sejam finalizadas em um período de três a quatro anos, quando então o trecho será municipalizado.
Compromisso com a Segurança e Mobilidade Urbana
O prefeito Álvaro Damião destacou a importância da municipalização para a melhoria da segurança e mobilidade urbana na capital mineira. “Assumimos o Anel com o sentimento de que temos muito a fazer, mas estamos preparados para isso. Agora é colocar a mão na massa e trabalhar”, afirmou.
A prefeitura reforça o compromisso com a população de buscando soluções eficazes para os desafios de mobilidade e segurança no trânsito, e acredita que a gestão local do Anel Rodoviário permitirá respostas mais ágeis e adequadas às necessidades da cidade.